Navios alemães da Ost-Afrika Linie, o USARAMO e o KANZLER

Continuando a procurar fotos antigas do porto com navios atracados que se pudessem identificar e a tentar entender porque surgiam na "Pérola do Índico" temos mais dois casos:
Postal com um USARAMO acostado em Lourenço Marques (LM). 

Note-se que houve vários navios chamados USARAMO mas o que aparece nestas fotos deve ser o de 1920 - 1944. Mesmo não parecendo USARAMO era o nome dum local no Tanganhica que foi dado a esse navio alemão de que temos aqui a história completa. Foi lançado em 1920 e percorreu a costa este africana ao serviço da Deutsche Ost-Afrika Linie (aqui lista completa) que era por isso uma das concorrentes da Union-Castle em LM. É conhecido o domínio inglês nesse período sobre a navegação comercial mundial e o seu interesse estratégico no sul de África mas é interessante ver que a Alemanha para além de ter presença forte nas carreiras da Europa para a América do norte, mesmo depois de ter perdido as colónias africanas em 1918, tentava estar directamente presente nesta região.
O postal do USARAMO desvia-se em termos de datas da maioria dos outros que vimos e veremos que são da primeira década do século XX. Este, apesar de no aspecto pouco se distinguir dos outros, terá pela história do navio de ser pelo menos da segunda década. Penso que as fotos seguintes são deste mesmo USARAMO noutros locais: 
Navio a vapor USARAMO B-4561 de 1920 a navegar perto da costa
USARAMO ancorado e fotografado por um seu passageiro 
a fazer transbordo para terra. A data da foto é depois de 1933.

Outro navio alemão da linha da África Oriental que escalou LM, mas em tempos bastante mais recuados, foi o KANZLER que naufragou no delta do Rovuma a navegar de Zanzibar para LM: On September 5th, 1891, the German passenger ship KANZLER, built in 1891 (1890?) by Blohm & Voss and owned at the time of her loss by Deutsche Ost-Africa Linie, on voyage from Hamburg to Mozambique and Delagoa Bay with general cargo, was wrecked on Pinda Shoal, Mozambique. No rijksmuseum podemos ver uma boa foto desse navio.
Há duas imagens dum navio com esse nome mas não tenho a certeza que seja do mesmo. Como se pode ver aqui pouco depois do primeiro KANZLER se afundar foi substituido por um segundo (em 1892) que navegou para África até 1913 data em que foi vendido para outra linha. Como vimos nesta mensagem existem fotos bastante antigas do estuário e da cidade de LM tiradas por um passageiro que penso ter sido do segundo KANZLER mas os dois KANZLERS passaram pelo porto.

Suponho que seja o segundo KANZLER nas duas imagens

Este era um anúncio local da Woermann / Deutsche Ost-Afrika Linie (DOAL) para Moçambique em 1929. Devia fazer viagem circular a África por isso tanto navegava pelo Atlântico como pelo Mediterrâneo-Suez e para os portugueses tinha a vantagem de fazer escala em Lisboa.

Anúncio no album de Santos Rufino de 1929
mostrando um grande navio de duas chaminés
Bandeiras da Deutsche Ost-Afrika Linie (DOAL)

Comentários