Sociedade de Estudos de Moçambique - projecto dos Arqs. Miranda Guedes e Octávio Pó de 1963/64

Este edifício é identificado pelo IST EWV como sendo a antiga biblioteca da Sociedade de Estudos e projectado pela dupla de arquitectos Miranda Guedes e Octávio Pó. No entanto ele corresponde ao edifício da Sociedade de Estudos cuja imagem dos anos 60 é bem conhecida e se mostra em baixo.
Foto do IST EWV
Sociedade de Estudos nos anos 60 - foto de Maria Helena Bramão
Foto de 2017 do site bigslam com a devida vénia
O painel da fachada é do ceramista e decorador Jorge Garizo do Carmo mas via-se mal na foto antiga. A foto de detalhe seguinte é de 2008 e reproduzida do FB de Verónica Garizo do Carmo.
Painel da Sociedade de Estudos por Jorge Garizo do Carmo
Um desenho doo projecto está no flickr da Fundação Gulbenkian que financiou o edifício:
Projecto do edifício da Sociedade de Estudos - perspectiva
Comparando com as fotos de cima conclui-se que não foi este o desenho final de MM Guedes e Pó pois por exemplo não previa o painel que veio a ocupar duas das fiadas de janelas e à esquerda = oeste da entrada o primeiro piso ficou diferente, já tomando como referência a foto de MH Bramão.
O edifício pertence agora ao Colégio Nyamunda. Há duas fotos da entrada principal que suponho mais actuais do que a foto do IST EWV. 
Edifício de 1964
É pena não haver imagens actuais da fachada lateral para a direita desta entrada porque havia aí uma grelha peculiar. Essa fachada aparece na foto aérea seguinte que nos permite localizar o edifício em Lourenço Marques, no bairro da Sommerschield, no início dos anos 60:
Laranja: Sociedade de Estudos, actual Nyamunda
Azul: prolongamento da actual Av. Tivane ainda não aberto
Verde: antiga Av. António Enes, actual Nyerere
Sobre a Sociedade de Estudos e este edifício escreveu Maria Helena Bramão no final dos anos 60: "Decidida a construção em 1962 subsídiada pelo Governo, Fundação Calouste Gulbenkian, reservas, quotização suplementar por parte dos sócios, e por um empréstimo. O edifício, segundo projecto do arquitecto Marcos Guedes e (d)o Eng.° Carlos Pó, foi executado em 1963, sob a orientação da Direcção presidida pelo Prof. Eng.° Manuel Gomes Guerreiro, tendo sido inaugurado oficialmente Abril de 1964". Essa e muito mais informação sobre a instituição aqui. Sobre o Eng. Carlos Pó pode ser confusão com o Arq. Octávio Pó que era colega habitual de Marcos Guedes mas parece que havia também um Eng. Pó que era esposo da médica Claudina Pó.
Relembro que os Arqs. Marcos de Miranda Guedes e Octávio Pó com Alberto Soeiro foram os projectistas do projecto do Prédio 33Entrevista com a Arq. Ana Paula Pó, filha de Octávio Pó e falando ai ao início sobre o pai e Moçambique aqui.

Comentários