Antigas escolas primárias João Belo e D. Leonor na Malhangalene

As escolas primárias João Belo e D. Leonor de Sá Sepúlveda de Lourenço Marques ocupavam o último quarteirão do lado este = nascente no fim da Av. Manuel de Arriaga, onde esta terminava cruzando com a Av. Caldas Xavier. Traduzindo para Maputo as escolas primárias Magaia e 7 de Setembro ocupam o último quarteirão do lado este = nascente no fim da Av. Marx, onde esta termina cruzando com a Av. Ngouabi. 
Estas são as escolas que serviam o bairro da Malhangalene e que foram construídas nos anos 40 altura a partir da qual o bairro também se começou a desenvolver.
Começamos com fotos da entrada e fachada principal da antiga João Belo em estilo português suave e com arcadas para protecção do calor:
Foto www.sulafrica.blogspot.com de cerca de 2010
Vista mais alargada para sudeste
Foto do blog lusotropicalizando
Agora a foto desta antiga Escola João Belo quando foi inaugurada em 1943:

Na esquina da Avs. Manuel de Arriaga e Gomes Freire, actual Kankhomba 
que sobe para a Polana à direita da esquina
Inauguração da escola em 1943
Discursa o General Bettencourt. A sua filha tinha primeiro 
descerrado a foto de João Belo
A Escola João Belo cedo foi acompanhada por uma semelhante no mesmo quarteirão. A João Belo deve ter sido mista ao princípio mas depois ficou só masculina e a D. Leonor foi criada como feminina.
Actual escola 7 de Setembro
Em 1949 a escola D. Leonor inaugurada em 1944 
(o portão de ferro recebeu mais arcos depois)
Escola 7 de Setembro, antiga D. Leonor
Outra vista destas escolas mas não sei bem em qual das faces do quarteirão
A foto seguinte penso eu que é para o interior do quarteirão das escolas entrando pelo portão que se vê em cima por trás dos poste da luz mais próximo.

Nas traseiras das escolas funcionando como local de voto em dia de eleições
Em frente pelo menos à antiga João Belo, para poente = oeste, fica o quarteirão de que já mostramos quase tudo no HoM - na esquina com a Kankhomba, mais a meio e o Haffejee no gaveto com a Ngouabi.  

Comentários

Unknown disse…
Artigo muito bom, para trabalhos de investigação da arquitectura anterior a independencia,pena que tem poucas fotos antigas...