Arcos da visita do Príncipe Real em 1907 e a cidade de Lourenço Marques (2)

Depois dos arcos na actual Av. Samora de Maputo preparados em 1907 para a visita do Príncipe Real D. Luis Filpe de Bragança, segue-se o arco da Associação Comercial que ficava no portão do recinto do porto em frente ao cruzamento das actuais Rua da Mesquita e Av. M. de Inhaminga. 
As fotos dos arcos são das revistas Ilustração Portuguesa e Brasil-Portugal e permitem-nos ir explorando a cidade desses tempos. O Principe deu várias voltas pela cidade por isso é difícil estimar "um" caminho que tenha seguido com estes arcos mas este deve ter sido instalado aqui por ser a saída do porto nessa altura. Veremos ainda de novo o arco no interior do porto que ele atravessou suponho eu quando chegou a Lourenço Marques.
Vista para sul. Armazéns do porto ao fundo.
Actual Av. M. Inhaminga passa entre este quarteirão e o muro do porto.
Pode-se ver que a Empresa do Limpopo (Abreu & Couto) que estava do lado esquerdao ocupava o prédio ainda existente nesse local em 1968 e penso que agora.
Entrada sul da Rua Salazar actualmente da Mesquita em 1968.
O prédio do bar com reclame da Fanta tinha sido o da Empresa do Limpopo
Havia uma Empresa de Navegação Limpopo que não sei se está relacionada com a que se via em cima. A sombra no pavimento nesta esquina é do grande Edifício da Delagoa Bay de 1954 que ocupava o lado nascente do quarteirão para a esquerda deste local.


O segundo arco desta mensagem ficou na actual Av. 25 de Setembro em frente de onde agora é o Hotel Turismo. O prédio alto do lado esquerdo é o antecessor deste actual. Recordo que nesta mensagem cheguei à conclusão que por esta altura havia umas casas na Avenida antes de se chegar ao próximo cruzamento com a actual Av. Samora. Mas nesta foto elas não se vêm, seja pela má qualidade da imagem (ver no artigo com fotos de Hackett), seja porque as casas não existiram ou seja porque estavam desviadas para a esquerda = norte.
Vista para nascente = leste
Arco na Av. D. Carlos depois da República, actual Av. 25 de Setembro.
Prédio ao lado do arco comparado com o em destaque.
Este segundo arco é muito semelhante ao da comunidade chinesa colocado na perpendicular a uns 100 metros daqui e que vimos na mensagem anterior. Nesta foto também se vê outro arco aparentemente semelhante a esses dois e que calculo devia ficar na zona dos Correios mas que não parece ter sido fotografado para esta reportagem.

Comentários