Casas do OLX (144) - Casa estranhificada na Ponta Vermelha

Em princípio o HoM é para mostrar casas antigas de Maputo no estado em que mais ou menos foram criadas antes de 1975. Mas esta que deve ser originalmente dos anos final dos 50 ou dos 60 deixa-me perplexo pois parece estar em transformação de casa de fiada banal (como eram as de Pancho Guedes ao início para a Coop) para uma do género templo grego e por isso acho que vale a pena destacá-la (pela negativa). 
Por outro lado não é minha intenção desvalorizar casas que estão no mercado e de que eu estou a usar fotos feitas com esse propósito, mas o que para mim é mau talvez para os realmente interessados (se por acaso virem o HoM) seja bom, por isso aqui vai.

Estas coberturas sobre a entrada estão na moda em Maputo. 
Mas com ela, ficou a porta principal 
ainda com altura para uma pessoa?
À distância (o mamarracho compõe-se um pouco)
O lado direito parece estar intacto.
Os "melhoramentos" concentram-se do lado esquerdo.
Ao falar das casas de Pancho Guedes para a Coop referia-me por exemplo a esta ser de origem, pelo tamanho e estilo inicial que presumo fosse modesto e pela ombreira na janela, do género destas na Rua Magumbwe, antiga Belegrade. Esse projecto de PG entretanto também foi muito alterado mas pelo menos para algumas das suas casas não aconteceu aquilo que vemos a acontecer a esta aqui na Ponta Vermelha.
Projecto Coop na Polana nos anos 50
entre a Av. 24 de Julho e a Touré, antiga Afonso de Albuquerque
Ver mais sobre esta casa estranhificada aqui.

Comentários