Escola Joaquim Araújo (actual Estrela Vermelha) - Fotos de Zara Ferreira. Arq. Fernando Mesquita (5/5)

Volto ao destacado trabalho da Arquitecta Zara Ferreira (descarregar pesado pdf aqui) que foi aluna do IST e fez a dissertação para tese de mestrado O MODERNO E O CLIMA NA ÁFRICA LUSÓFONA - Arquitectura escolar em Moçambique: o programa de Fernando Mesquita (1955-1975). 
Tratamos aqui da antiga Escola Joaquim de Araújo de Lourenço Marques, actual Estrela Vermelha de Maputo onde o Arq. Fernando Mesquita aplicou primeiro e em toda a amplitude os conceitos de base que depois foram replicados em dezenas de escolas dos ensinos primário, preparatório e secundário em Moçambique nos tempos provinciais.
Desta vez sem entrar nos pormenores de arquitectura e de construção que foram muito desenvolvidos começando por esta mensagem e continuando por mais três, ficarão aqui algumas fotos reproduzidas da tese de Zara Ferreira, com a devida vénia.
Pavilhão de aulas visto do exterior. Viam-se os dois pisos iniciais.
Pavilhão de aulas, entrada para as salas.
Primeiro teve dois pisos e depois foi acrescentado mais um.

Vê-se a galeria de circulação central cruzando ao fundo e os pavilhões de desenho de dois pisos mais para trás à esquerda. Do lado esquerdo em primeiro plano depois do pátio estão salas de aula de matemática (lavores).
Salas do pavilhão de trabalhos manuais de tecto mais alto,
com janelas beta (de báscula) que havia nas outras salas também
Vists dum dos dois ginásios com tecto forrado a madeira em situação periclitante. 

Na foto do ginásio do seu piso efectivo em baixo para ginástica e voleibol vê-se só o topo dos espaldares na vertical. Devia ser a este nível superior que estava uma sala com rádios que tinha entrada atravessando o terraço da galeria de circulação do lado leste e acesso pelas escadas do pavilhão das salas de desenho.

Vista da escola para poente, à entrada do parque de estacionamento
 no topo leste da escola

Vê-se o pavilhão administrativo à esquerda (mas há um coberto espúrio antes, no canto sudeste do recinto) e as salas de desenho de dois pisos em frente. Ginásios seriam à direita e o resto das salas de aula para o fundo, para a direita das de desenho (pavilhão da moral e do salão de festas/ MP) e dos ginásios (o pequeno anfiteatro para canto coral).

Pavilhão administrativo
Em cima: visto do exterior da escola, com a entrada principal ao fundo
Em baixo: visto do interior, com continuação da entrada principal ao fundo

Galerias de circulação entre os vários módulos nos edifícios escolares de maior dimensão eram fundamentais no conceito do Arq. Fernando Mesquita. Em cima viamos a do pavilhão administrativo que ao fundo ligava ao topo mais alto = sul da galeria central.
Galeria de circulação central
No topo norte (mais baixo) da galeria de circulação central, o acesso aos extensos
terrenos desportivos descobertos situados a norte das salas de aulas
Boa disposição na visita do presidente de Portugal no final de 2016 
à Escola Estrela Vermelha, antiga Preparatória Joaquim de Araújo. 
À entrada da galeria de circulação central

Comentários