A Pastelaria Suíça e o Calhambeque no Alto Maé da antiga Lourenço Marques

Já falámos da Pastelaria Suíça ao falar deste quarteirão onde aparecia na sexta foto que recordamos em baixo no fim desta. Vamos agora ver um pouco mais dessa pequena zona usando várias fotos do Facebook Alto-Maé.
Foto mais ou menos recente da antiga Pastelaria Suíça na esquina das:
à esquerda: Av. Romão Farinha descendo para a Baixa
 à direita: Av. Mondlane subindo para o Alto Maé
Passamos agora para duas fotos tiradas em 1997, mais de 20 anos depois da independência de Moçambique, quando a pastelaria já tinha deixado de existir mas os prédios não tinham ainda o aspecto de incúria mais recente.
Esquina da antiga Pastelaria Suíça a uns 50 metros, 
nessa altura como loja de ferragens

Grande plano da loja de ferragens na mesma altura
com a característica coluna redonda frente à porta de entrada
De 1997 é também esta foto que mostra o prédio da pastelaria ao longe mas doutra direcção:

Prédio da pastelaria é o que fica ao fim deste quarteirão do lado esquerdo.
Vê-se saliente da fachada a placa de betão de cobertura sobre o passeio.
Esta é uma vista na Av. Farinha olhando para norte
Voltamos para tempos mais ou menos recentes. Avançando uns 80 metros da posição da foto anterior e saltando para o passeio do lado oposto (leste = nascente) da Av. Farinha viamos daí a montra da antiga Pastelaria Suíça virada para a Av. Farinha e a esquina com a coluna redonda.
Vista para nor-noroeste a partir da actual Av. Farinha.
Montra e esquina da antiga Pastelaria Suíça à esquerda.
Na foto de cima vê-se passando a Av. Mondlane na transversal logo depois da esquina. O coração do Alto Maé antigo está a nível mais elevado para a esquerda e a cerca de 1 km seguindo nessa avenida.

Flash-back para os anos 70 com uma foto na esplanada da Pastelaria Suíça instalada no passeio que teria estado à esquerda do automóvel vermelho na foto de cima:
Foto na esplanada da Pastelaria Suíça no início dos anos 70
ao lado da montra da Av. Farinha, com a
 entrada para a pastelaria por trás da coluna
Na foto de cima olhava-se para norte e o carro na esquina ia entrar na actual Av. Mondlane. Esta foto vem do site Hotel Universo que conta a história de Dinis Marqueso jovem de pé e de Ray Ban cuja vida que devia dar para fazer um filme. Interessante é ver-se também que no prédio do lado norte da Av. Mondlane, ao tempo Av. Pinheiro Chagas havia uma loja de carros usados ou peças sobressalentes chamada "Calhambeque" como se vê pelo distinto néon.
Relembramos agora a Suíça nesses tempos áureos:
Suíça - Salão de Chá. Pode-se através das montras que tinha
uma sala bastante grande para o lado esquerdo ou seja sul.

(ver imagem do interior no delagoabayworld)
Como deve ser claro o automóvel Datsun estava encostado ao passeio onde os jovens irreverentes se tinham sentado. Note-se que nesta foto não havia esplanada desse lado mas havia do outro lado da esquina pelo que suponho a sua posição devia depender do sol quer dizer da altura do dia. Como se pode ver também pela marca no passeio perto da cabine metálica das "utilities" (que ainda se vê na primeira foto onde aparece pintada de cor de laranja) a actual Av. Farinha chamava-se nessa altura Av. João de Deus. 
Seguindo para a esquerda depois de se passar pelo cruzamento com a Rua Trindade Coelho da quarta foto, cruzava-se a Av. Andrade Corvo, actual Touré, e entrava-se no quarteirão do Jardim 28 de Maio. Depois de cruzar a Av. 24 de Julho também à esquerda havia o quarteirão com a Escola Especial na esquina leste.

Comentários