Na sequência da primeira mensagem. Há muitas fotos e postais destes locais de Lourenço Marques, actual Maputo e no HoM já algumas tinham aparecido aqui com os machimbombos. Faço agora a primeira selecção das restantes com fotos feitas do solo com a Catedral ao fundo.
A Av. Aguiar/D. Luis/actual Samora que com a Praça formava o novo eixo cívico fica para a direita em frente à estátua a Mousinho descendo da Praça para a Baixa. Na imagem seguinte aparece o prédio Funchal de cerca de 1961:
Vista da antiga praça Mousinho de Albuquerque mais ou menos para norte-nordeste com a estátua e a catedral. |
Ver aqui na FOTO 1 como era este cruzamento em 1907 visto a partir da Av. Aguiar (que nesta foto fica para a direita) com a subida para norte |
Nesta e na foto acima vê-se o prédio do Jornal Diário na Rua da Rádio Painel Chaimite deste lado do pódio/plinto da estátua |
Surge um prédio alto na Av. 24 de Julho entre a estátua e a ponta oeste do corpo em cruz da Catedral, com um reclame da Pepsi na empena poente |
Segue-se foto quase igual à de cima mas com novos prédios ao fundo e aparece um grande néon do banco Standard Totta.
Foto mais recente das deste artigo (Ford Consul oz Zephir?) |
Para terminar uma foto feita quase ao sair da Praça, já em cima do limite poente = oeste da Av. D Luis actual Samora.
A estátua a Mousinho foi desmontada e o plinto do monumento demolido em 1975 no processo da independência de Moçambique, por isso todas estas fotos são anteriores a essa data.
A estátua e os bronzes laterais estão no Museu Histórico da Fortaleza, a alegoria da "Civilização" da senhora europeia e da menina africana não sei onde está actualmente.
No topo noroeste da Av. D. Luis, actual Samora, a entrar na Praça.
Vê-se a Câmara, a Catedral e o Prédio Funchal.
|
A estátua e os bronzes laterais estão no Museu Histórico da Fortaleza, a alegoria da "Civilização" da senhora europeia e da menina africana não sei onde está actualmente.
Comentários