Praça e Monumento a Mousinho em Lourenço Marques - fotos elevadas com a praça e a Catedral (3/18)

Na primeira mensagem fizemos a introdução e mostramos aí e na mensagem seguinte imagens da estátua a Mousinho de Albuquerque (destacado militar e depois Comissário Régio em Moçambique) e da Praça mais importante da cidade de Lourenço Marques, actual Maputo em que tem agora o nome de Praça da Independência.
Depois de fotos feitas do solo com a Catedral à vista, vamos ver aqui fotos feitas todas mais ou menos na mesma direcção olhando para entre o nascente = leste e o norte e tiradas de nível elevado. A primeira deve ter sido feita do Prédio JFS
Nos anos 50, não se viam prédios de mais de 2/3 andares no horizonte.
À esquerda na Av. 24 de Julho por trás da Câmara e da Central geradora eléctrica via-se o prédio na esquina com a Manuel de Arriaga. À direita antes da Praça via-se o Hotel Clube.
As fotos seguintes vê-se que são ainda mais elevadas do que a primeira e foram feitas do prédio Montepio/TAP por isso são posteriores a 1960. Essa é também a data aproximada de construção do Prédio Funchal (cerca de 1960/61) que se vê nas duas fotos seguintes à direita:
  
Primeira metade dos anos 60. Comparando com a primeira foto nota-se 
o acentuado desenvolvimento da cidade para o alto da encosta.
E agora duas fotos aéreas:
Praça com os dois edifícios principais mas anterior ao Prédio Funchal
Vista aérea para norte cobrindo a parte central da cidade do cimento
até ao seu limite na primeira metade dos anos 60.
Nesta última foto, à direita ao fundo vê-se os quatro primeiros prédios da COOP de 10 andares na actual Av. Kaunda que são talvez da primeira metade dos anos 60.

À esquerda no canto inferior está o prédio Montepio de Moçambique/TAP donde se tiraram a segunda e terceira fotos. No canto superior esquerdo vê-se a Av. Craveiro Lopes, actual Lusaka que parece inundada na zona das Lagoas. Penso que depois da curva à esquerda se via num aberto a Praça de Touros Monumental. Nota-se que a zona era muito arborizada contráriamente à situação actual. 
Mais para o centro da foto a central geradora estava já desactivada (sem chaminés) e por trás dela via-se o cinema Manuel Rodrigues na Av. 24 de Julho do lado norte. O prédio ao lado (que tinha sido a Pensão Ideal) já tinha a fachada actual. Vê-se também mais acima para a esquerda o prédio da Ronil e os bombeiros novos do seu lado poente = oeste.

Comentários