Navios originais portugueses, o Lusitania c. 1910

Já aqui falámos dos navios Lourenço Marques e do Quelimane que originalmente era da DOAL e que foram apresados por Portugal em 1916.
Veremos agora paquetes portugueses que faziam a ligação Europa-Moçambique em imagens do início do século XX. Eram da Empresa Nacional de Navegação (ENN), mais tarde Companhia Nacional de Navegação (CNN). A outra grande companhia portuguesa, Companhia Colonial de Navegação, só foi fundada e em Angola em 1922, como se pode ver aqui. 
Começamos pelo Lusitania, construído em 1906 e que naufragou em 1911 na viagem de LM para Lisboa perto do Cabo. Por isso as imagens que temos aqui são da sua curta vida. Não confundir este com o muito famoso paquete Lusitania da Cunard, a certa altura o maior e mais rápido navio do mundo, e que foi afundado por um submarino alemão no Atlântico Norte em 1915.
O Lusitania português a atracar no Cais Gorjão de Lourenço Marques (LM) 
actual Maputo junto aos armazéns especiais
O Lusitania fundeado ao largo de LM

Agora duas imagens do Lusitania a navegar mas sem relação directa com LM. Note-se que os navios da CNN tinham a chaminé completamente pintada de preto como se pode confirmar.


O Lusitania no alto mar
A foto de cima é do espectacular blog restos de colecção que fala também de outros dois navios da ENN/CNN destinados às carreiras para Moçambique, o Lisboa e o África. O Lisboa foi o navio português de vida mais curta, 4 meses até naufragar na sua segunda viagem perto do Cabo em Outubro de 1910. Do África falaremos aqui.

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