Sinal para os navios no porto de LM e pistas para o Vindhak / Windhuk

Da revista Ilustração Portuguesa de Setembro de 1912 reproduzimos a seguinte imagem com alguns ajustes e informação. A legenda é muito importante porque explica o que desconheciamos inicialmente.
Sinal luminoso para dar a hora aos navios (em 1912)

O que nos tinha parecido ser com outras fotos um depósito colocado sobre os armazéns "especiais" era o sinal da hora para os navios. A hora exacta astronómica em cada porto (a hora legal com os fusos horários em relação a Greenwhich (GMT) que em Inglaterra aconteceu em 1880) era utilizadas para as tripulações acertarem os cronógrafos dos seus navios e daí para a navegação e à medida que o cais foi crescendo as soluções iniciais deixaram de funcionar e foi necessária esta. Ver aqui aqui como era dada inicialmente a hora exacta pelo serviço de meteorologia
Recordamos esta foto da construção da ponte-cais em que aparecia essa estrutura metálica, aí exactamente na mesma posição. 
Publicada por Santos Rufino em 1929
Construção na ponte cais com o sinal por cima dos armazéns "especiais"

Observando de novo esta foto, como os armazéns já existiam antes dos trabalhos em curso dá ideia que se está a ampliar a ponte-cais roubando mais um pouco de espaço ao estuário e conquistando mais uns metros de calado para os navios maiores poderem acostar directamente ao cais e para haver mais espaço de manobra para os guindastes e combóios nesta sua secção. 
Duas versões da foto de Santos Rufino de cerca de 1929. 
À esquerda parecia ser o mesmo sinal para os navios
 e na mesma posição da primeira foto de 1912

Mais fotos do sinal para os navios visto ao longe e de perto nos anos 10-20:

Sinal visto ao longe

Na foto de cima nota-se que o porto era já muito extenso para poente = oeste. Todas as fotos até aqui são para nascente = leste com o início do cais para o fundo e a cidade para a esquerda.
Numa foto aérea dos anos 50-60 junto aos três armazéns continuava a existir uma estrutura do mesmo género.
Vermelho: Um antigo mastro dos sinais para os navios. 
Estaria ainda em uso? Parecia tombado.

O mastro na foto de cima devia ser um substituto porque o primeiro não estava tanto ao centro da fiada dos três armazéns. Relembro que estes armazéns estavam na mesma posição dos antigos "especiais" mas deviam ser novas construções pelo que o mastro incial deve ter sido substituido na altura da construção destes. 
Interessante é ver que até há pouco tempo o sinal para os navios continuava no porto, mas posteriormente a estas fotos parece ter sido desmantelado.
Sinal luminoso para os navios há alguns anos

Voltando à primeira foto desta mensagem, do seu lado direito vê-se um navio atracado que era dito na revista Ilustração Portuguesa ser o Vindhak e ser alemão. Como a alemã Woermann/ DOAL era de Hamburgo (companhia histórica ainda presente em África) fui verificar se estava na sua lista de navios mas para essa época não aparecia um Vindhak, nem aparece na net mais informação relacionada com ele. Como o nome do navio na foto não era claro fui pesquisar um pouco mais e vi que houve um Windhuk (note-se que em "saxónico" tem fonética semelhante a Vindhak) nessa altura. Por acaso esse Windhuk, numa história mais complicada do que as dos confiscos directos de navios alemães, acabou por ser o paquete português João Belo (restos de colecção), de resto nome dum personagem com profundas ligações a Moçambique.
à esquerda: Windhuk originalmente da DOAL e que em 1912 passou a ser da HAPAG
 à direita: Windhuk metamorfoseado em João Belo da CNN em 1928

Nestas últimas fotos não se consegue ver bem a popa do navio que básicamente era o que se conseguia ver na primeira foto. Por isso não sei se a pista do Vindhak = Windhuk => João Belo é falsa ou não. 

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