Mais navios portugueses da carreira de África, o Angola, o Moçambique e o Zaire c. 1929

Continuando com navios navegando sob bandeira portuguesa para Moçambique, dos tempos mais antigos do Lusitania e do África avançamos um pouco mais no calendário e na tecnologia naval e vemos o paquete Angola a largar do porto de LM pouco antes de 1929.
Álbum de Santos Rufino de 1929
Paquete Angola a largar do porto de LM com destino a Lisboa
O Angola, como vemos também pela emblemática chaminé pintada de preto, era um dos navios de longo curso da Companhia Nacional de Navegação (CNN)Este primeiro Angola foi mais tarde redominado Nova Lisboa e temos a sua foto também em LM em 1946 segundo o blog lmcshipsandthesea.
NOVA LISBOA, antigo Angola da foto de cima, em LM em 1946
A CNN era representada em Moçambique pela Breyner & Wirth
Anúncio de 1929 nos álbuns de Santos Rufino.
Vapores de Carreira e Serviço Costeiro da CNN
O maior "vapor da carreira" da CNN que vinha da Metrópole a Moçambique constante deste anúncio era o NIASSA mas dele não temos informação nem fotos - houve posteriormente um grande paquete NIASSA (II) que navegava nos anos 60. Do Angola vimos as fotos em cima. 
Como se pode ver os outros dois transoceânicos na lista eram mais pequenos e antigos: o "Lourenço Marques" foi tratado numa mensagem separadae do paquete Moçambique, de que o blog restos de colecção dá informação, aparece a foto em baixo no jornal Público de Portugal.
Paquete Moçambique de 1908 (e desde 1912 na frota da CNN) a 1939 
(HoM: atracado no que parece ser o cais inicial do porto do Lobito em Angola)
Tal como aconteceu para o Angola e para o NIASSA, em 1949 foi lançado um novo paquete Moçambique
Recuando de novo no tempo, outro navio de que temos foto no porto de Lourenço Marques e em 1904 é o vapor Zaire:
Vapor Zaire da CNN atracado em LM em 1904
Mesmo vapor Zaire no horizonte em Moçâmedes, Angola
O Zaire foi um dos navios que transportou tropas portuguesas para as campanhas militares no sul de Moçambique de 1895 - ver aqui informação sobre o Coronel Galhardo.  
Este mesmo Zaire e o Moçambique visto em cima, a partir de 1914 transportaram tropas portuguesas para a primeira grande guerra mundial em Angola e Moçambique como se pode ver neste e neste artigos.

Comentários