Três navios de cruzeiro em LM c. 1930

A informação inicial para este tema vem de Santos Rufino que diz que os passageiros deste navio eram americanos e que se preparavam para ir de combóio à África do Sul. O Franconia parecia assim fazer um cruzeiro o que se compreende melhor segundo o texto da wikipedia: a sua viagem inaugural foi entre Liverpool e Nova York em Junho de 1923 e foi utilisado nessa rota nos meses de verão até à segunda Grande Guerra. No inverno era utilisado em cruzeiros à volta do mundo. 
Paquete de 1923 Franconia da companhia Cunard em Lourenço Marques (LM)
E já tinhamos mostrado a outra imagem do paquete Franconia em 1927 no porto de LM.
Passageiros do navio Franconia transitando directamente 
para combóio sul-africano (SAR-SAS).
A foto seguinte é também de 1927 por isso muito provávelmente tomada durante a mesma viagem de circum-navegação que trouxe o Franconia e os seus passageiros a LM.
Franconia em Sidney, Australia em 1927 
Existem fotos no porto de LM de dois outros grandes paquetes que tal como o Franconia faziam cruzeiros de circum-navegação. Veremos primeiro o Empress of Australia, navio de três chaminés e dois mastros de 1913 e inicialmente alemão mas depois canadiano:

em cima e em baixo à esquerda: "Empress of Australia" acostado no porto de LM
com os peculiares candeeiros em gancho (ver no fim da mensagem)
em baixo à direita: "Empress of Australia" no mar com três chaminés
O terceiro destes paquetes é o Resolute, também de três chaminés e dois mastros::
Resolute no Documentário Trimestral publicado em 1936
Era o navio no anúncio da firma Salm
Pinturas do Resolute com a chaminé da UAL
e do proprietário 
seguinte, a  HAPAG
Com a chaminé da HAPAG, que provávelmente é a que tinha em LM na foto de cima, o Resolute estava atravessar o Canal de Suez. Temos mesmo um anúncio do sétimo dos seus cruzeiros, este em 1930:
Resolute da HAPAG escalava 33 portos à volta do mundo
Em 1936 havia ordem de preferência para atracação no cais mas podia ser alterada para estes grandes navios de turismo com tonelagem acima das 25 000 tons. Nessa informação para além dos três aqui já citados (Franconia, Empress of Australia e Resolute) falava-se também do Empress of Britain  (o segundo com esse nome e de 1931 e afundado em 1942 e que foi o primeiro paquete desenhado para se converter em navio de cruzeiro durante o inverno norte atlântico).
Porque é que estes cruzeiros faziam escala em Lourenço Marques? Condição imprescidível era o porto ter condições para os receber, depois certamente seria por ser uma cidade limpa, segura e organizada e com pessoas simpáticas. E segundo o que SR diz porque devia permitir excursões a Johannesburg que imagino deviam demorar uns 4 ou 5 dias. Durante esse tempo os passageiros que optassem por ficar deviam criar movimento notório e por isso estes cruzeiros eram grandes acontecimentos na pacata cidade de LM dos anos 30. Essa era terminou com o início da segunda Guerra Mundial em 1939.

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