No título escrevi navios atracados em Lourenço Marques (LM) nos anos 50 e 60 mas a grande maioria deve ser nos anos 60.
Braemar Castle esteve ao serviço de 1952 a 1966 |
Finalmente conseguimos ver um navio da Union-Castle em LM com a chaminé pintada com as cores esperadas. Acho que ao fundo na barreira da Maxaquene, à direita da chaminé e tapado por um bote salva-vidas, se vê o Hotel Girassol.
Cartaz da Union-Castle para viagens a África |
A seguir ao Braemar Castle da foto de cima, para leste isto é para a entrada no porto, estava um navio com a chaminé preta da companhia portuguesa CNN. Isto a propósito de na foto seguinte se ver um navio da outra grande companhia portuguesa, a Companhia Colonial de Navegação, acostado na ponte Cais Gorjão de LM.
Paquete Infante D. Henrique, o maior navio português e "navio bandeira" da CNN |
Por cima da proa do Infante vemos o edifício mais para sul do par da central geradora do porto com a sua "rosácea" e o respiro no topo do telhado a todo o comprimento. A central já não devia estar em funcionamemto e já não tinha chaminé nessa altura. Para o fundo vê-se prédios da zona da 5 de Outubro, actual Josina.
Eis uma etiqueta para mala de passageiro de terceira classe em viagens para Lourenço Marques à venda no delcampe.net e uma publicidade da CNN com a chaminé colorida (do blog lmcshipsandthesea).
Eis uma etiqueta para mala de passageiro de terceira classe em viagens para Lourenço Marques à venda no delcampe.net e uma publicidade da CNN com a chaminé colorida (do blog lmcshipsandthesea).
Companhia Colonial de Navegação |
Mais fotos do porto de LM, actual Maputo:
Cais cheio. Aqui um navio bem enferrujado e um rebocador |
Navio Gervase Sleigh. À direita, do lado sul do estuário
a ponta da Catembe onde foram as Oficinas Navais |
Sobre o Gervase Sleigh, o HCS escrito na proa e a chaminé (funnel) amarela há informação (não muito clara) no shipnostalgia de que se trata dum navio ao serviço de uma companhia do sudeste da Asia: Built by Nederland Dok & Schps. Maats at Amsterdam in 1951 as "Rygja", renamed "Gervase Sleigh" in 1956 (Lloyds 1965 gives her as Hong Kong flag) 10422 grt, 16220 dwt, 502'04"x 68'00"x 28'04.75" draught. Main engine Stork 6 cylinder, 2 stroke, double acting OU ENTÃO 10 362 gt. Sold to Singapore in 1956 and renamed Gervase Sleigh. Broken up 1969
A foto de cima era ao fundo da ponte-cais pois via-se por exemplo ao longe a torre piramidal da JCE, actual Universidade junto à Praça 7 de Março, actual 25 de Junho. Regressemos então para mais perto do centro da Baixa da cidade tomando como referência essa torre nas duas últimas fotos da mensagem.
Na Baixa de LM. Torre da JCE à esquerda e prédio Nauticus (a fachada para Rua Lapa) à direita |
Torre da JCE ao centro e vê-se o BNU de 1964 na fachada para a Rua Consiglieri Pedroso |
Demonstra-se na foto de cima como uma objectiva fotográfica pode distorcer completamente a realidade. Vê-se a ampliação da Estatística/Conselho de Câmbios com a cobertura ondulada logo por trás e acima do edifício da JCE tal como é na realidade. Mas na foto parece que os prédios Funchal (logo à esquerda da Estatística) e o Tonelli (à direita da foto) ficam logo a seguir à JCE e Estatística mas de facto ficam a uns 5 ou 6 quarteirões de distância e a meio da encosta para a alta da cidade.
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