Edifícios da Estatística na 2a fase e dos Organismos na 1a e 2a fases na Baixa


Estatística na segunda fase em 1955, streamline moderne construido em 1939 
e alterado depois com base em projecto preparado em 1947.
Em cima está o edifício da Repartição Central de Estatística, Conselho de Câmbios e Biblioteca Histórica de Moçambique que ficava na Praça 25 de Junho, antiga 7 de Março na esquina com a Rua de Bagamoyo, antiga Rua Araújo de Lourenço Marques, actual Maputo A sua primeira fase foi concluída em 1939 como foi aqui mostrado em detalhe. Com base no projecto de 1947 tinha-lhe sido acrescentado um andar nos lados e a torre central tinha acompanhado essa subida. Essas partes laterais com 3 pisos e que se vêm na foto de cima continuam a existir conforme foi aqui explicado e pode relembrar em parte ao fundo desta mensagem. 
Nesta mensagem vamos observar o edifício da Estatística em conjunto com o edifício dos Organismos de Coordenação Económica (OCE) que ficava na Praça 25 de Junho, antiga 7 de Março na esquina com a Av. 28 de Maio, actual Inhaminga e que foi concluído cerca de 1949.
 ao centro esquerda: edifício dos OCE na sua primeira fase, 
entre 1949 e 1955 pelo menos
ao centro direita: edifício da Estatística na sua segunda fase 
como na primeira foto, isto é depois de pelo menos 1947 (data desse projecto)

A vista aérea seguinte sobre a Praça 7 de Março mostra esses dois edifícios do lado esquerdo e nas fases em que estavam na foto de cima:
Vista para noroeste da Baixa.
Foto datada de 1949 ou depois porque os OCE já existem
A vista aérea seguinte é também sobre a Praça 7 de Março mostrando os edifícios na mesma direcção da segunda foto. O edifício da Estatística permanecia na sua segunda fase e o dos OCE tinha passado à sua segunda fase. Nesta foto nota-se o aumento de pisos na fachada do OCE virada para a Praça mas o que identifica melhor essa segunda fase, embora não se veja nesta foto, foi o aparecimento duma torre prismática na esquina (evolução completa aqui). A passagem para a segunda fase do edifício dos OCE ocorreu ou em 1955 ou depois.
Vista para sudeste da Baixa com a Praça 
depois dos Prédios Santos Gil, Rubi e Fonte Azul
Na foto de cima vê-se a Estatística na posição ao centro superior e o OCE para a sua esquerda (para sul, junto ao recinto do porto) com muitos mais pisos do que dantes.
O edifício da estatística foi metamorsoseado nos anos 60 como se explica na mensagem da evolução completa e se sumariza em baixo. O resultado foi este:
Final dos anos 60. Bloco moderno da Estatística em dois volumes
rodeado por dois edifício anteriores.
E em baixo temos uma foto recente do edifício da Estatística e Conselho de Câmbios (há uns tempos tinha passado a ser da Geologia). Parece que não houve alterações desde a grande transformação de 1960 em que se construiu o grande bloco moderno na esquina em vez do corpo de articulação entre os corpos laterais no estilo art deco/streamline moderne original (1a e 2a fase). Olhando por isso principalmente para as partes laterais do edifício actual:
Vermelho: Dois primeiros pisos originais nos corpos laterais (vêm da primeira fase)
Roxo: Terceiro piso acrescentado na segunda fase. Já o tinha nas fotos de cima.
Amarelo: Quarto e quinto piso acrescentado em 1960 só ao corpo lateral
virado para a Praça. Mais recente deve ser uma nova coisa que está no telhado.
Na parte de trás deste terreno e virado para a Travessa do Varietá foi construído cerca de 1941 o Arquivo Histórico que continua a existir. 

Comentários