Escola Técnica Sá da Bandeira depois Industrial de Lourenço Marques

Vamos complementar as duas mensagens anteriores sobre esta escola do ensino técnico profissional que se chamava inicialmente Escola Técnica Sá da Bandeira com novas fotos com muito interesse.
Primeiro fotos da ampliação feita à escola. O Arq. Renga Faria na sua dissertação dava a data de 1944 mas estas fotos são de 1946 e referiam-se a uma novidade. Acho que estas dúvidas sobre as datas vêm do Arq. (neste e noutros casos cobertos no seu trabalho) basear-se na data do projecto pelo que se a data de conclusão tiver sido uns 2 anos depois, como aparece aqui, acaba por ser lógico. Deve-se é conseguir distinguir as duas datas.
Fachada principal da ampliação 
face à Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré.
Mais tarde as letras foram mudadas para Escola Industrial
Uma galeria coberta com vários níveis, 
no solo e acompanhada na cobertura
Traseira da ampliação da Escola Técnica Sá da Bandeira 
Agora uma panorâmica da encosta da Maxaquene vista para norte - nordeste, subindo em altitude para cima = norte (acentuadamente) e para a direita = leste (ligeiramente):
 Lourenço Marques, actual Maputo nos anos 60
Castanho escuro: Por cima da fachada principal da ampliação da escola
Verde: Traseira da ampliação da escola
Vermelho: ao lado da galeria coberta
Azul: Frente do primeiro edifício da escola, ver em baixo
Laranja: Av. 24 de Julho
Rosa: Av. Augusto de Castilho, actual Lenine
Castanho claro: Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré
Em cima na segunda foto com a galeria coberta vê-se esta a descer para o fundo, acompanhando o declive do terreno. Na terceira foto com a traseira vê-se essa galeria coberta à esquerda e no topo esquerdo da foto nota-se a sua primeira descida de nível. Na foto panorâmica podemos ver os diferentes níveis da galeria e por isso quem não conheça o local pode aperceber-se para onde o terreno desce e que desce bastante. Vê-se também que a galeria ligava a ampliação à traseira do primeiro edifício da escola que tem a frente virada para a Av. 24 de Julho.
Esse primeiro edifício da escola originalmente tinha sido o templo ou palácio maçónico da cidade como se podia ainda observar em 1929 pelo símbolo com compasso no triângulo do topo da fachada. A foto em baixo do antigo templo é de 1936, não se vê esse topo mas nesta altura já não teria o símbolo porque o edifício como se vê pelo nome já tinha sido adaptado a escola. 
Escola Técnica Sá da Bandeira depois Industrial
a ser utilizada para um congresso internacional em 1936
E agora uma foto mais ou menos contemporânea da foto com a panorâmica dos anos 60 (do álbum Recordações de Lourenço Marques de Carlos Alberto Vieira)

Escola Industrial - Mesma fachada da foto de 1936 
vista do lado esquerdo já com o nome dos anos 60 

Comentários