Mário Cumbana parece-me ser um fotógrafo pelo menos semi-profissional de Maputo muito activo nas redes sociais que cobre especialmente artes e espectáculos. Para além disso publica muitas fotos com ângulos inusitados da cidade e que já utilisei aqui, por exemplo, com a devida vénia.
Temos aqui mais algumas e para localizar a primeira foi preciso de um pouco de atenção pois se havia alguns pontos que podiam servir de referência não apareciam da forma mais usual.
Temos aqui mais algumas e para localizar a primeira foi preciso de um pouco de atenção pois se havia alguns pontos que podiam servir de referência não apareciam da forma mais usual.
Norte para cima Azul: Foto tirada do terraço do Cinema Scala Roxo: Bloco do cenário do cinema Scala ao fundo da plateia Amarelo: Construção hexagonal no terraço da Pastelaria Aziz Branco: Traseira das lojas viradas para a Av. Samora (ver aqui doutro ângulo nas FOTOS 6 e na 7) Verde: Prédio Lusitana, fachada para actual Av. Samora Vermelho: topo do prédio Montepio/TAP |
Quanto à luz que vem da traseira das lojas não imaginaria que essa superfície tão grande fosse envidraçada e dá ideia que há um corredor ao fundo das lojas. Parece também que com lâmpadas espaçadas a distribuição da luz seria menos uniforme. Será esta iluminação de tecnologia moderna ou antiga?
Outra foto espectacular de Mário Cumbana é esta que pensei que fosse na antiga Associação dos Velhos Colonos, actual Universidade Pedagógica mas as janelas não condiziam. Foi agora localizada por um leitor:
Salão de baile na Casa da Cultura do Alto-Maé ao longo da Av. Luthuli, antiga Luciano Cordeiro |
A placa do estacionamento deu uma ajuda: Rua Henrique de Sousa a subir e do lado direito é o canto noroeste do Jardim Botânico |
Mario Cumbana na Travessa da Palmeira a chegar à Rua Consiglieri Pedroso. Na esquina à esquerda a Casa Hillman, antigo Buccellato |
Comentários