Fotos da cidade com machimbombos clássicos - diversos locais da Baixa

Recomeça a série de fotos da cidade de Lourenço Marques, actual Maputo com machimbombos ou autocarros clássicos na Baixa
Começamos por dois machimbombos estacionados ao lado da doca dos pescadores. Estão depois do portão de entrada do porto pelo que acho deviam estar a tomar parte numa excursão. Coincidência ou não está um grande navio de guerra atracado no lugar reservado do cais.
FOTO 1
Vista do prédio da JCE para a Praceta de António Enes
para o relógio do porto, a doca da capitania e o estuário
Podemos comparar a FOTO 1 com a FOTO 2 já conhecida em que o Capitania Building existia ainda e em que se viam as árvores da Praceta de António Enes mais jovens do que na FOTO 1.


FOTO 2
Foto de 1958 com vista semelhante à FOTO 1 mas anterior no tempo 
(e sem machimbombos).
Do mesmo prédio da JCE donde foram feitas as FOTOS 1 e 2 e rodando uns 90 graus para a esquerda quer dizer do estuário para o interior, foi tirada a FOTO 3. Abrange o prédio Fonte Azul, o Rubi e as zonas central e oriental (leste) da Baixa e é do final dos anos 50 como se comprova pelos projectos de Pancho Guedes mostrados: do lado direito está o Barclays de 1954 construido e ao fundo no centro  / esquerda está o Tonelli de 1954 a 1958 em construção avançada.


FOTO 3
Machimbombo à direita no lado poente = oeste da Rua Alexandre Herculano
Agora dois machimbombos circulando em sentidos opostos talvez em meados dos anos 50 na zona do Prédio Avenida/Pott e da Casa Coimbra.

FOTO 4
 
Vista para poente = oeste da Av. da República, actual 25 de Setembro
Do lado esquerdo (sul) houve aí uma paragem.
Do lado esquerdo depois da Casa Coimbra, vê-se dois prédios com varandas alpendradas no espaço que depois foi ocupado pelo BNU moderno (ver FOTO 5 desta mensagem) e mais diante vê-se o prédio dos Tabacos George. Depois da Av. Manuel Arriaga já prolongada para sul vê-se de gaveto o prédio da Casa da Sorte e ao fundo o Bridler velho.

A FOTO 5 foi tirada na mesma avenida mas em sentido oposto ao da FOTO 4 e bastante mais tarde, pós 1964.

FOTO 5

VW carocha, machimbombo e autocarro
 na Av. da República com BNU e Casa Coimbra à direita.
Ver esta mensagem com vista na mesma direcção
Mais ou menos da mesma altura é outra vista na Av. da República e já conhecida do HoM de novo olhando para poente = oeste como na FOTO 4 mas uns 200 metros mais para nascente = leste.

FOTO 6
Foto na Av. de República com o Tivoli e o Nauticus do lado sul = direito
 e a antiga Cadeia Civil do lado direito = norte
Na FOTO 6 o machimbombo está ao fundo. Vindo da Praça Mac Mahon pela Rua Consiglieri Pedroso (ver a sequência nas duas últimas fotos daqui) entrou no início da Manuel de Arriaga e uns 100 metros adiante está a atravessar a Av. da República para seguir para a alta da cidade deslocando-se para a direita ou para seja norte. Ver esta mensagem com vista na mesma direcção da FOTO 6.
Na FOTO 7 volta-se a ver a Casa Coimbra (mas só o reclame) que se tinha visto nas FOTOS 4 e 5.

FOTO 7
Machimbombo na Baixa a caminho da Praceta na Ponta Vermelha
Ao fundo o Prédio Sanguinhal depois do Bridler novo (mesmo link)
Para terminar uma foto de machimbombo em 1935 em frente ao Bazar/Mercado Municipal nesta vista para nascente = leste da Av. da República da Baixa:
Machimbombo no canto inferior esquerdo
Olhando em frente do lado direito da foto, temos em primeiro plano o primeiro Martha da Cruz e uns 100 metros depois com dois pisos o prédio da telegrafia visto de lado.

Comentários