Imagens diversas da aerogare de Mavalane e de aviação em Lourenço Marques nos anos 40

Esta mensagem mistura construções, multidões, cerimónias e fait-divers do que foram os pacatos e pacíficos anos 40 em Moçambique, pelo menos comparando com o resto do Mundo.
Começamos pelos meios de transporte que ligavam a cidade de Lourenço Marques, actual Maputo à nova aerogare edificada no subúrbio de Mavalane.
A primeira foto foi tirada no dia da chegada do Ministro das Colónias à cidade e mostra o parque de automóveis e carruagens ferroviárias na linha férrea que passava perto, a sul das pistas.

FOTO 1
Vista da aerogare para o lado poente em 1942
Agora foto de multidão no início da Av. de Angola à espera de passagem de outra alta individualidade:

FOTO 2
Em 1947 - vista para norte com a aerogare ao fundo
FOTO 3
Amarelo: Av de Angola ligada à cidade pelo canto inferior esquerdo.
Os carros da FOTO 1 estiveram estacionados onde está escrito cidade.
Verde: casa à esquerda na FOTO 1.
Castanho: onde as carruagens estiveram paradas na FOTO 2.
Azul: direcção de vista na FOTO 2
Roxo: torre donde se tirou a quarta foto desta mensagem

A linha de caminho de ferro devia ser um ramal da linha de Marracuene que suponho continuava para as Mahotas. Por isso para regressar à Baixa da cidade o combóio tinha de seguir para a frente na FOTO 3 e depois quando entroncasse na linha principal de Marracuene virar para a esquerda, mas não tenho a certeza. Interessante é que ficou definido que os aeródromos em Moçambique que ficassem a menos de 500 m duma linha férrea seriam instalados pela companhia dos CF (CFM) e os outros seriam-no pela "Comissão de Aeronáutica" ou quejandos.

FOTOS 4

Fachadas da aerogare para o exterior e para as pistas em 1942
FOTOS 5
Interior da aerogare em 1942:
à esquerda: sala de espera e escada para o primeiro andar
onde ficava a administração e o botequim (bar).

 Vê-se uma balança que deve ser do "check-in"
à direita: botequim no 1o andar que tinha a varanda redonda
com toldo de cobertura que se via à direita da FOTO 4
 FOTO 6 e 7

Em 1942 - Fotos da chegada do ministro das Colónias
Lockheed Super Electra Limpopo
FOTO 8
Em 1947 - Aerogare apinhada em dia de viagem
do Governador-Geral Comandante Gabriel Teixeira
A evolução da aerogare até ao presente foi explicada aqui. Na corrente mensagem o que se pode ver comparando as FOTOS 4 e 6 (ambas de 1942 mas com o edifício original de 1940) e a FOTO 8 (de 1947) é que nesses primeiros sete anos não houve alterações notórias.
Para finalizar, imagens do festival aéreo de 1938 no novo aeródromo de Lourenço Marques que juntou  5 mil espectadores para ver 81 aviões (que vimos estacionados na segunda foto aqui)Durante esse festival foram baptizados nove aviões da DETA (dá ideia que de uma vez eram baptizados, outra vez eram inaugurados, etc). 

FOTOS 9
Festival de 1938 com os cinco bi-planos da patrulha da Força Aérea Sul-Africana

Com excepção da FOTO 3, estas imagens foram reproduzidas da publicação Moçambique Documentário Trimestral que foi digitalizada e incorporada na Biblioteca Digital da Memória de África através de protocolo para a cedência de conteúdos assinado entre a Caixa Geral de Depósitos e a Fundação Portugal-África. A sua qualidade, principalmente das mais antigas, é fraca mas têm grande valor documental.

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