Mais sobre os quiosques do ABC - Rialto na Praça 7 de Março

falámos em detalhe sobre a evolução dos kiosks = quiosques da esquina sudoeste da Praça 7 de Março de Lourenço Marques, actual 25 de Junho de Maputo. Nos dois edifícios diferentes que aí existiram (o último foi o único de alvenaria da Praça) sabemos que esteve primeiro instalado o restaurante Levy, depois o também restaurante ou salão de chá Ideal, depois o Bazar ABC e finalmente deve ter sido o café Rialto. 
Mas apareceram agora elementos novos. Onde está este cavalheiro com a sua viatura LM 319?


FOTO 1
Foto sem legenda e sem data, mas:
Rosa: reflexo de Rest(aurante)
Roxo: reflexo de Pavili(on)
foto de fotold.com com a devida vénia
Ficamos assim a saber que a foto foi tirada em frente ao Restaurante Pavilion, por isso o edifício por trás é o kiosk do Bazar ABC/Café Rialto. Por isso a marca amarela é a Casa Amarela e a marca preta é o alpendre da Casa BaylyMas o kiosk aparece pouco reconhecível e procurei imagens novas no filme de 1929 da Cinemateca Portuguesa.

FOTOS 2 e 3
kiosk no canto sudoeste da Praça
Verde: fachada para norte
Vermelho: fachada para oeste = poente, alinhada com a praça de táxis
Azul: fachada para nascente = leste, virada para  o centro da Praça
As marcas rosa e roxo indicam na FOTO 2 o Restaurante Pavilion e na FOTO 3 um vidro equivalente ao que na FOTO 1 mostrava os reflexos das marcas do Restaurante (note-se que a fachada do kiosk marcada a verde é oposta à que se via na FOTO 1). Enquanto na FOTO 3 havia toldos cobrindo as montras, estas parecem estar entaipadas na FOTO 1 (marca laranja). Assim e também pelo aspecto relativamente moderno do cavalheiro dá-me ideia que a FOTO 1 foi tirada entre os anos 30 e 40 já com o kiosk em vias de demolição que aconteceu no início dos 40.
Vejamos agora melhor a utilização do edifício. Na esquina entre os lados azul e verde da FOTO 3 de 1929 estava escrito RIALTO em baixo o que sendo um café se coaduna com as rendas nas vidraças. Como nas FOTOS 4 e 5 desta mensagempublicadas em 1929 por Santos Rufino (SR) embora não se saiba a data em foram tiradas, o kiosk era Bazar ABC (relembrar na MONTAGEM 4 em baixo) dá ideia que a passagem de Bazar ABC para Café Rialto tenha acontecido por volta de 1929 (quer dizer entre as fotos de SR e a captura do filme das FOTOS 2 e 3). 

A foto principal de SR do Bazar ABC mostra que também era uma papelaria como indica a marca vermelha em baixo. Muitos dos postais da Lourenço Marques antiga eram duma editora ABC, que eu não tinha associado ainda ao Bazar ABC. Mas como tento mostrar pela montagem de baixo havia seguramente ligação entre a editora e a actividade de papelaria do Bazar:


MONTAGEM 1
Cima: Logo da editora ABC impresso em postal do início do século 20
Inferior esquerdo: quiosque anterior neste local no início do século 20
com o logo antigo da ABC no friso
Inferior direito: quiosque mais recente mostrando 
que o Bazar ABC que era entre outras coisas uma papelaria (vermelho)
Recorda-se um dos postais da editora ABC muito especializada em fotos do porto com um postal original que esteve à venda no site delcampe.net


MONTAGEM 2
Laranja: Logo da editora ABC
clique nas fotos do HoM para aumentar
Publicidade da Casa ABC num postal
Na foto seguinte podemos relembrar o primeiro grande quiosque desta esquina sudoeste da Praça (pode ter havido um ainda anterior) que depois foi demolido para se construir o que acabou por ser do Bazar ABC e finalmente do Café Rialto:

MONTAGEM 3
à esquerda: kiosk do senhor Salgado (tinha sido do Levy antes) antes passar para ABC 
à direita: mesmo kiosk já com a firma ABC conforme o logo 
aplicado por cima do friso no topo da clarabóia.
Voltando ao cavalheiro e viatura do início, há mais fotos deles supostamente em Lourenço Marques mas não as consigo localizar:


MONTAGEM 4
Cavalheiro da FOTO 1 com dois colegas e duas crianças.
Era num local fora da Baixa porque as ruas eram inclinadas.

Comentários