Organismos de Coordenação Económica - exterior e interior nos anos 40-50

Edifício dos Organismos de Coordenação Económica na primeira versão
Praça 7 de Março em primeiro plano à direita da foto (numbat)
Foto original do HoM de 1955.
Estamos entre a Praça 7 de Março e a Praceta de António Enes que fica para a direita ou sul em Lourenço Marques, actual Maputo. Para o fundo, ou seja para poente ou oeste, via-se a Av. 28 de Maio, actual M. de Inhaminga para a direita estava a antiga Rua da Alfândega. 
O edifício dos Organismos de Coordenação Económica (OCE), depois Junta de Comércio Externo, Estudos Gerais e Universidade de Moçambique e actualmente Ministério de Indústria e Comércio foi projectado pelo Arq. Carlos Santos, o mesmo da Câmara Municipal e da Aerogare de Mavalane. A evolução completa deste edifício vê-se aqui e noto que com novos dados ajustei as datas dessa mensagem. A fonte tinha sido o trabalho do Arq. Renga Ferreira que dava 1944 para data de construção e 1953 para ampliação. Sabemos agora que a primeira pedra foi lançada em 1944 mas não se sabe se começou a ser construído logo de seguida, que em 1949 o edifício era novo e que em 1955 continuava sem alteração, pelo que estamos a falar de diferenças consideráveis.
Organismos em 1949 visto de esquina 
sem diferenças em relação ao de 1955 que vimos em cima
Também em 1949
à esquerda: esquina com a entrada e escadaria interior
à direita: a fachada virada para a Praça
Esta fachada lateral do edifício dos OCE vê-se bem na foto seguinte ao fundo da Praça :
Vista para sudoeste sobre a Praça. Edifício da Estatística ao centro
O edifício dos OCE ao fundo junto ao recinto do Porto. Ver outras imagens aqui.
Sobre o edifício da Câmara Municipal tinhamos dito que o Salão Nobre era bastante usado também para congressos. Veremos agora que os OCE tinham também um salão faustoso e que era também era utilisado para tais acontecimentos por essa época.
Mesa de honra de congresso internacional em 1952
Como se pode ver ao fundo há um painel triptíco artístico (bronze?) inspirado em temas africanos. Como no entanto tinha também símbolos portugueses não sei qual a situação actual.
Outra vista do painel do edifício dos OCE em 1953
Resto do salão do OCE em 1952
Para além da sala de cima, este edifício tem acabamentos bastante luxuosos com utilização de mármores por exemplo - ver aqui o segundo caso.

Na entrada principal
Projecto inicial do edifício dos OCE
A estrutura e desenho do edifício foi respeitada mas notam-se pequenas modificações na decoração, por exemplo tinha sido prevista a inscrição Organismos de Coordenação Económica do lado da Praça que não se concretizou.

Comentários