Praça e Monumento a Mousinho - mais fotos (5/18)

Continuando esta série, mais fotos da Praça Mousinho de Albuquerque, do seu monumento e de edifícios circundantes em Lourenço Marques, actual Maputo. 
As duas fotos seguintes foram tiradas para norte a nível do solo. Aparece nelas de frente a Alegoria do monumento que ficava colocado numa rotunda relvada ao centro da Praça e a norte da Praça vê-se a fachada principal da Câmara.

Nas duas fotos via-se o início da Av. Anchieta à direita.
A primeira foto é de Rene Speur e as duas devem ser da primeira metade dos anos 60. 
A foto seguinte tem vista para sul com a Av. D. Luis, actual Samora ao centro. Esta avenida a partir de 1926 tinha passado a ter passeios largos, dois separadores e quatro faixas de rodagem automóvel. Vê-se a estátua pelas costas e a actual Av. Samora a todo o comprimento, com a Baixa e estuário ao fundo. O prédio Santos Gil está à esquerda na Baixa e o Cinema Gil Vicente à direita a meio caminho: 
Hotel Clube à esquerda no limite da Praça. 
Traseira do prédio Montepio (TAP em cima) construido a chegar à Av. F. Magalhães

Ao fundo da foto de cima à direita vê-se em construção o Hotel Turismo na actualmente chamada Av. 25 de Setembro. 
Agora duas vistas aéreas com a Praça próxima e a Baixa da cidade para o fundo. A primeira foto tem a maior parte dos prédios altos que existiram na Baixa até à recente construção do novo prédio do BM. Vê-se por exemplo o Hotel Turismo construído e o prédio Boror de 1966 junto ao recinto do Porto. 
Vista para sudoeste-oeste com a praça Mousinho
 e a parte ocidental da Baixa de Lourenço Marques.
Prédio Lusitana ampliado por isso foto de 1967 ou depois

Por fim uma foto anterior à de cima e em direcção semelhante e que já foi usada no HoM para outros temas.

Vista para sudoeste - oeste com a Praça em primeiro plano.
Ficava deste lado do monumento o painel da "Carga de Macontene" 

Esta foto é anterior a 1958 pois na direcção da estação dos Caminhos de Ferro não existia o Prédio Sanguinhal. Não existia nem o Montepio/TAP nem o prédio JFS que lhe é anterior. Vê-se um navio da Union-Castle atracado na ponte-cais Gorjão logo seguido para poente = oeste de um paquete que me parece ser da portuguesa Companhia Colonial de Navegação.

Comentários