Prédio do Arquivo Histórico de Moçambique - primeira fase

As fotos desta mensagem foram reproduzidas da publicação Moçambique Documentário Trimestral e permitem-nos mostrar pela primeira vez imagens do edifício do Arquivo Histórico (AH) à data da sua inauguração na antiga cidade de Lourenço Marques, actual Maputo. O AH foi executado de 1941 a 1943 segundo projecto do Arq. António Rosas. 
Fachada principal do Arquivo Histórico (AH) para a Travessa do Varietá 
com a entrada ao centro
Gaveto envidraçado da Rua Araújo, actual Bagamoyo
 com a fachada para Travessa do Varietá. 
Vê-se o gaveto do exterior e no interior em que se nota que as estantes estavam ainda completamente vazias. 
Como se reforça em baixo o AH tem a frente principal para a Travessa do Varietá (TV) e o seu lado direito na Rua Bagamoyo (RB, ex Major Araújo). 

FOTO Google Earth - Conjunto de edifícios do Estado na Baixa de Maputo
Seta cinzenta: Vista como a da segunda foto na parte à esquerda
Castanho claro: Fachada principal do AH na Travessa do Varietá (TV)
Castanho escuro: Fachada lateral do AH na Rua Bagamoyo (RB).
Azul/Roxo: Parte da fachada da Estatística/Conselho de Câmbios para a RB
Amarelo e Vermelho/Roxo/Amarelo: Torre dos anos 60 
combinada com edifícios antigos na esquina e virada para a
 Praça 25 de Junho, antiga 7 de Março
Já vimos parte da história do conjunto de edifícios deste quarteirão junto ao porto e mas não se tinha tomado em conta a parte marcada com cores castanhas (claro e escuro) na FOTO Google Earth correspondente ao Arquivo Histórico (AH). O edifício da Estatística e Conselho de Câmbios existia desde 1939 (Estatística primeira fase). O edifício para o AH que foi construído pouco depois procurou "transmitir através da volumetria e linguagem arquitectónica uma noção de continuidade com o edifício já existente, como se os dois edifícios fossem um só -  Arq. Renga Ferreira". Se a continuidade foi de facto completamente conseguida com a Estatística até à sua segunda fase (Estatística segunda fase em projecto de 1947 que foi acompanhado por alteração também do AH), em 1960 a parte da Estatística marcada a amarelo na esquina foi demolida e a parte lateral com amarelo/vermelho/roxo frente à Praça foi tão aumentada em altura que actualmente, neste conjunto, o Arquivo só é semelhante à parte com Azul/Roxo. Mas como essa é a parte do edifício da Estatística que lhe fica encostada esse objectivo continua em boa parte atingido como se vê pelas imagens actuais da mensagem complementar sobre o AH.
Vamos ver como o AH se juntou ao edifício da estatística em 1941. Pode-se ver que estes desenhos do projecto inicial do AH correspondem às fotos de cima:

ARQUIVO de 1941 - alçados
Castanho claro: Fachada principal do AH para a TV
Castanho escuro: Fachada lateral do AH para a RB
Na planta do projecto inicial do AH pode-se confirmar que ele se encostou ao edifício existente, colocando-se entre ele e a TV.

ARQUIVO de 1941 - planta (orientar sempre pela FOTO Google Earth)
A vermelho: edifício para o AH
Castanho claro: sua fachada principal para a TV
Castanho escuro: sua fachada lateral para a RB
Azul: Volume lateral do edifício da Estatística/Conselho de Câmbios

Amarelo: Volume central do Estatística/Conselho de Câmbios
Relembro que o edifício da Estatística e Conselho de Câmbios existente no quarteirão antes do AH que marquei na planta de cima as partes a amarelo e a azul:

Edifício da Estatística e Conselho de Câmbios de 1939 - alçado
Azul: Fachada do corpo lateral para a RB (Rua Bagamoyo) 
ao qual se foi encostar em 1941 o edifício do Arquivo
Amarelo: volume central Art Deco na esquina entre a Praça e a RB 
e com uma parte na RB
Antes da construção do edifício próprio em 1941 o Arquivo Histórico (chamava-se também Biblioteca Histórica) esteve instalado no edifício da Estatística e parte disso podemos ver aqui:
Sala de leitura do Arquivo em 1939 ainda no edifício da Estatística
Em 1947 fez-se o projecto de ampliação do edifício inicial do Arquivo Histórico acompanhando a segunda fase da Estatística/Conselho de Câmbios. Esses trabahos e a situação actual do edifício do AH foi mostrado aqui. 

Comentários

Unknown disse…
Obrigado pela informação, mas gostaria de saber a localização actual do AHM
Rogério Gens disse…
Esse edifício fica como é indicado nos dois artigos na Travessa do Varietá (se não mudou de nome entretanto) entre a Rua Bagamoyo e Av. M. de Inhaminga. Entretanto podem ter feito um novo edifíco mas pode procurar no site deles.