Primeiro bairro de casas económicas para funcionários (2/2)

Continuando com o primeiro bairro de casas económicas construído pelo Estado para os seus funcionários em Lourenço Marques, actual Maputo de que desconheciamos a localização. Primeiro mais fotos tiradas de 1944 a 1946 enquanto progressivamente se foi fazendo a construção. 
Vivenda para 4 inquilinos
Vivenda para 2 inquilinos
Outro tipo de vivenda para 4 inquilinos
Número de inquilinos não indicado. 
O tamanho também devia depender do posto do funcionário e do número de membros do agregado familiar.
Vivenda para 4 inquilinos
Passamos para actualidade e a fotos seguintes são de dois anúncios imobiliários recentes em que pelo indicado as duas casas (afinal fazem parte do mesmo edifício) ficam nas traseiras da actual Escola Estrela Vermelha 
em cima: edifício actual completo com incrustação dum antigo semelhante
 em baixo: pormenor da parte direita do edifício actual (reaparece no HoM)
Com a incrustação na montagem acima vê-se que este edifício era uma das vivendas para 4 inquilinos do bairro. Ele fica na zona em torno do cruzamento da Av. Guerra Popular com a Av. Kankhomba, respectivamente antigas Avs. General Machado e Gomes Freire. 
Está assim localizado genéricamente este bairro económico e a que a casa seguinte (que já conhecemos) também pertencia, embora pelos barracos actualmente colocados à sua frente seja difícil imaginar como foram as casas deste bairro na origem.
Casa virada para a Av. Ngouabi, antiga Caldas Xavier
com a mesma varanda do edifício da casa azul e simétrica da dos 4 inquilinos.

Concluímos com esta última foto que o bairro de casas económicas para funcionários no sentido norte - sul abrangia pelo menos as actuais Av. Kankhomba e Ngouabi (mais a norte). As casas para cerca de 1945 eram espectaculares mas pontos negativos seriam haver partes do bairro sujeitas a alagar e a localização junto à circunvalação da cidade frente aos subúrbios. Vamos ver outros bairros do Estado feitos nesse período em que tais problemas não pareciam existir.
O espaço onde o primeiro bairro de casas económicas para funcionários foi construído estava livre em 1940 pois tinha sido o do primeiro forno crematório da cidade que nessa altura tinha sido deslocado para a Av. de Angola. Ver nessa mensagem no mapa de 1925 que esse primeiro forno ficava para a direita = leste = nascente da actual Av. Guerra Popular antes de chegar à actual Av. Ngouabi o que é a zona das casas actuais que aqui vimos.

Comentários