Tinhamos já visto uma primeira e uma segunda fotos aéreas da zona central da cidade de Maputo nos anos 50 muito esclarecedoras. Temos agora uma terceira bastante semelhante à primeira pois têm vista para norte - noroeste, enquanto que a segunda era com vista para nordeste.
Terceira foto aérea da zona central da antiga Lourenço Marques |
Recordação da primeira foto, com marcas |
Traço azul médio: Rua Henrique de Sousa (parte de baixo). Traço azul claro: Rua da Rádio Círculo azul escuro: Ponto que vinha de cima, vê-lo resolvido em baixo Seta branca: Prédio do Jornal Diário Seta violeta: Associações Económicas (entre o jornal e o RCM) Preto: Consulado britãnico Verde claro: Escola primária, antiga Correia da Silva Carmesim: Prédio do "politburo" Roxo: Prédio do Cortiço Laranja claro: dois prédios iguais na Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré perto da Missão Suíça que desconheço. |
Uma foto da rua Henrique de Sousa da parte de baixo com o edifício do círculo azul escuro de perfil aparecia aqui à esquerda a chegar ao cruzamento com a Rua da Rádio (na penúltima foto a preto e branco). Falta-nos então ver a foto completa do edifício do círculo azul escuro que é a seguinte:
Azul escuro: Edifício de que procurava foto Traço azul médio: (sobre a) Rua Henrique de Sousa a chegar à Rua da Rádio Traço azul claro: Rua da Rádio Castanho escuro: Praça Mousinho actual da Independência. Há aqui fotos na Praça viradas para este lado em 1940 Castanho claro: Hotel Clube visto pela traseira Laranja e vermelho: Primeira central telefónica Amarelo e Rosa: Pagode e Associação chinesa Verde: bancada do Campo Eng. Freitas e Costa do Ferroviário, na segunda e actual fase (primeira aqui) |
O edifício de gaveto de que procurava foto era então um streamline moderne certamente construído nos anos 40 ou 50 de que não sei a função nem a quem pertencia - ao Hotel Clube? Foto recente mostra-o completamente adulterado por grandes superfícies envidraçadas e espelhadas à Xangai.
Vista para o Jardim/Clube de Ténis com o prédio de gaveto em primeiro plano |
Comentários