Acrescentos a mensagens préviamente publicadas (XX) 2017 - Ilustração Portuguesa

Pelas informações precisas do livro Joseph e Maurice Lazarus - Photographos Pioneiros de Moçambique de Paulo Azevedo consultei as revistas Ilustração Portuguesa e Brasil-Portugal publicadas em Portugal e disponíveis na Hemeroteca de Lisboa.
De várias edições retirei informações e fotos de que produzi muitas novas mensagens ou que foram incluídas em mensagens já existentes no HoM. 
Muitas dessas notícias foram relativas à visita do Príncipe Real português D. Luís Filipe a Moçambique em meados de 1907 mas há uma gama alargada de datas aqui incluída. Eis uma amostra não exaustiva das alterações feitas com esses novos elementos:

Acrescentadas duas novas imagens da Ilustração Portuguesa que mostram uma ampliação de 1907 para 1908.
Ampliado com corpo mais alto.
Adicionada imagem da colocação da primeira pedra em 1908. Vê-se também o modelo da estátua que não foi cumprido exactamente.

A praceta onde se colocou a estátua e o cinematógrafo estavam muito próximos. Nesta imagem podemos ver o edifício da alfândega de 1877 e para a sua direita o barracão do Cinematógrafo. No entanto daqui não se vê a parte de baixo da sua fachada de entrada que era plana salvo um alpendre simples sobre a porta porque aparentemente há outra construção em linha de vista. Para a direita do mastro com a bandeira desfraldada está também uma construção que desconheço. Ainda mais para a direita, depois do mastro com a bandeira descaída está o que era na altura o Jardim Mousinho, muito denso. Ao fundo na esquina do quarteirão seguinte, acima do lado esquerdo do jardim penso vêr-se o Robert Hudson de dois pisos.


Alfredo Pereira de Lima falou extensivamente da cerimónia de lançamento da primeira pedra. Eis a foto da recepção feita pela comunidade indo-portuguesa nessa ocasião ao Príncipe Real.
Em 1907
Adicionada foto.
Salão também visitado pelo Príncipe Real em 1907
NB: As fotos destas revistas que levam agora o nome do HoM foram tratadas e nalguns casos ligeiramente retocadas e em pontos não essenciais.

Casa de Ferro
O seu achamento na foto de 1907 da encosta em vista para nordeste é confirmado na foto publicada em 1929 em vista para noroeste como se re-analisou no ponto 4 desta mensagem.

Eléctrico para a praia da Polana
Introduzida nova foto que permite datar esta linha como sendo anterior ao final de 1922
Linha entre o Clube Naval e a barreira da Polana
Kiosk Central (depois Nacional)
Acrescentada nova foto deste quiosque em 1905
Vista para sul na esquina ao lado da Casa Amarela

Comentários