Visita de Carmona em 1939 - chegada a Lourenço Marques parte 2

Carmona na varanda da Câmara em 1939 tendo terminado o desfile
nas suas primeiras horas em Moçambqiue
Vamos continuar com imagens da chegada do presidente da República Portuguesa Marechal Carmona a Lourenço Marques, actual cidade de Maputo em 1939. Na mensagem anterior vimo-lo a desembarcar e depois de cerimónias na Praça 7 de Março, actual 25 de Junho, a sair a pé desse local entre a fortaleza e essa praça para fazer o resto do percurso até à Câmara Municipal que nessa altura era no actual tribunal. Descrevendo o percurso nos tempos actuais ter-se-ia dirigido para a esquina do Café Continental onde viraria à direita e iria passar em frente ao tradicional local do café e cinema Scala. É aí que recuperaremos a sua caminhada de que ordeno os passos/acontecimentos de A a E (a foto de cima está fora de ordem e seria equivalente à E).
Como é habitual o HoM está mais interessado no que se vê da cidade do que nos aspectos politicos, históricos, propagandísticos, etc que estas imagens também projectam. As fotos são reproduzidas de álbuns da viagem e do Documentário Trimestral disponibilisadas pelo site oficial português Memórias de África. 
A. Aguardando a passagem de Carmona frente ao Scala e Breyner & Wirth (B&W).
Já tinhamos visto outras fotos dos edifícios engalanados aqui.
B. Caminhando para nascente = leste, o cortejo já passou pelo Scala 
e pelo B&W e está em frente aos Correios (que ainda não se vêm à direita)
C. Carmona em frente aos Correios de que agora se vê o extremo poente à direita. 
Nesta imagem, dos Correios já tinhamos visto as iluminações aqui. O cavalheiro de óculos era o Ministro das Colónias que acompanhou Carmona na visita ao Ultramar. O outro senhor de cartola e fraque magrinho e alto ao centro devia ser o Governador Geral José Nicolau Nunes de Oliveira. Vê-se também nas outras fotos que a companhia de Soldados Indígenas prestava segurança e honras militares nesta jornada.
D.  Carmona e os outros dois distintos cavalheiros 
uns 300 metros mais para a frente do local da FOTO C. 
Na foto de cima vê-se (mal) ao fundo os correios e o B&W. Não se vê bem a Fazenda mais próxima que estava escondida pelas árvores. Carmona e a frente da comitiva acabam de passar em frente à antiga cadeia civil e estão a virar para a rua (da Imprensa) entre a Imprensa nacional e os Bombeiros (Prédio 33 agora), local que se via aqui nas duas primeiras fotos
Os carros eléctricos tinham parado definitivamente de circular na cidade em 1936. Neste local da Av. da República, actual 25 de Setembro tinha passado a linha da Baixa que operou durante poucos meses e mais tarde passou a circular a linha da praia da Polana (embora também já tenha visto escrito que ia pela actual Timor Leste). Mas como se pode ver os carris continuavam instalados no pavimento.
E. Carmona chegou à Câmara (antigos Paços do Concelho) e subiu à varanda,
imagem de que vemos os pormenores na primeira foto.
Para terminar, as posições/fotos de cima marcadas num mapa desse tempo (1940) e mais alguma coisa:
Posições de 1 a 5: correspondentes ao que se viu na mensagem anterior
Posições de A a E: correspondentes ao que se viu nestas imagens 
para a segunda parte do percurso.
Carmesim: curva final no percurso de Carmona antes de chegar ao destino
Preto e amarelo: destino era a Câmara Municipal, actual Tribunal 
Note-se que Carmona acedeu à Câmara (antigos Paços do Concelho) como está marcado a carmesim no mapa por uma pequena rua que existe ainda e que vem de antes do desenho em quadrícula da cidade. Para o espaço acima e para a direita na continuação da Av. Álvares (Cabral), actual Manganhela estava em plano (tracejado) uma grande avenida que deve ter sido concretizada mais ou menos quando se inaugurou a piscina do Desportivo dez anos depois. A essa nova avenida foi dado o nome de Carmona certamente como lembrança da primeira presença dum chefe de estado na nessa altura colónia de Moçambique. Curiosamente esse nome perdurou muito para lá da independência e ainda se vê nalgumas referências mas oficialmente foi substituido.

Comentários