Complementando as mensagens anteriores sobre o exterior e o interior do edifício dos Correios de Lourenço Marques, actual Maputo, eis novas fotos reproduzidas da revista Ilustração Portuguesa de Março de 1907 com algum tratamento. Tanto quanto sei são fotos inéditas para este periodo inicial do edifício e utiliso o principal das legendas originais.
Átrio e escada para o primeiro andar |
Vitraux do lanternim |
O fotógrafo moçambicano Filipe Branquinho fez recentemente fotos do interior dos Correios e tive curiosidade de ver se se mantém os vidros da cobertura tal como eram há 108 anos. Infelizmente a foto recente é muito parcial por isso não dá para ver. De qualquer maneira mantém-se a luminosa cobertura de vidro.
Vista para as portas da frente Foto de Filipe Branquinho com a devida vénia |
E se no piso superior se deve ter preservado muito do original, como já referimos na mensagem anterior no rés do chão houve muitas alterações. Veremos aqui como era de origem.
Guichets do lado esquerdo para quem entra pelas portas do exterior que se vêm ao fundo |
Receptáculos (para o correio ao fundo) |
Vista do exterior inalterada até agora |
O lado direito superior do edifício aparece cortado na foto pois era afectado por copa de árvore plantada no passeio à sua frente.
Do lado esquerdo dos Correios devia ainda ser o edifício original da Delagoa Bay Water mas com alpendre adicionado à paredes frontal originais como se debateu aqui.
Do lado direito dos Correios havia um histórico edifício que foi há muito demolido e onde tem estado um terreno vazio, que pertence ou pertencia aos Correios. Vê-se aqui um pouco dele numa foto dos Lazarus de até 1908
Ver aqui o correio original, as Obras Públicas e a zona inundada nesse ano de 1907.Do lado direito dos Correios havia um histórico edifício que foi há muito demolido e onde tem estado um terreno vazio, que pertence ou pertencia aos Correios. Vê-se aqui um pouco dele numa foto dos Lazarus de até 1908
Correios com Obras Públicas à direita |
Obras Públicas de cerca de 1890. Foto um pouco tratada |
Mais sobre o exterior e interior deste edifício aqui.
Comentários