Edifícios e locais ligados à religião muçulmana em Maputo, Moçambique

Esta mensagem relaciona-se com antigos edifícios e locais da religião muçulmana e seus praticantes em Lourenço Marques, actual Maputo. A primeira foto é a mais recente e não a sei localizar mas provávelmente o edifício ainda existe ou pelo menos será bem recordado. Das outras três fotos penso que identifico genéricamente o local mas com mais dados talvez pudesse ser mais preciso e tirar conclusões mais interessantes. 
A primeira foi publicada no Documentário Trimestral em 1942 quando o edifício de linhas modernistas tinha acabado de ser inaugurado.
Escola Anuaril Isslamo em Lourenço Marques (nos subúrbios?)
A outras fotos constam duma série disponibilizada pelo ACTD (Arquivo Cientifico Tropical) de Portugal. São de 1894 e observa-se que foram tiradas no mesmo local. Terão alta relevância etnográfica e religiosa mas a última mostra mais a geografia e tem por isso mais interesse para o HoM. 


"Festa de/dos mouros" em 1894 em Lourenço Marques (LM)
Se na última foto a oração se faz virada para Meca para o fundo será o sul. Vemos aí pântano a rodear a povoação de LM de que se veria o lado poente = oeste, pois a sua frente era relativamente curta e nota-se maior concentração urbana para o centro e esquerda da foto que seria então a nascente = leste. Assim o local das fotos seria a meio caminho entre o lado poente = oeste da povoação e o futuro bairro do Alto-Maé. Nesse mesmo eixo, à mesma distância do pântano, na mesma posição na encosta e com vegetação semelhante, tinhamos identificado nas FOTOS 6 e 7 daqui a zona da primeira instalação da Casa de Ferro e depois da Agrimensura. Podemos daí concluir que a zona das três fotos devia ter sido também por ai ou seja mais ou menos pela Av. Josina entre as actuais Guerra Popular e Luthuli.
Outro dado interessante pode ser que em 1966 Alfredo Pereira de Lima no livro Edifícios Históricos de Lourenço Marques disse a propósito da mesquita antiga da Baixa: "desses temp(l)o saem anualmente as tradicionais procissões  ... que percorrendo as ruas da cidade se dirigem à pequena e mais moderna Mesquita da Av. 5 de Outubro, actual Josina". Para essa segunda mesquita ser na referida Av. 5 de Outubro, actual Josina e a distância caminhável da Baixa não poderia ser muito afastada do local onde concluí decorreram as orações em 1894. A questão que fica é se existe ou não relação directa entre o local de 1894 e o da segunda mesquita de LM. Noto que a primeira mesquita de LM é de 1887 e por isso já existia quando estas orações foram fotografadas, o que pode ter também algum significado.
Dificuldade é que não sei onde era/é a referida segunda mesquita de LM (há agora uma grande escola muçulmana na actual Av Josina um pouco para poente = oeste desse local mas não sei se coincide). 
Tentei identificar o que na última foto se via melhor na povoação que seria a Rua da Linha e acho que se consegue fazer a correspondência para duas casas com a foto de 1894. Esta comparação mostra pelo menos que a foto da oração de 1894 foi tirada de um local bastante para poente = oeste do quarteirão do Banco de Moçambique, antigo BNU por isso na zona da actual Av. Josina entre as actuais Guerra Popular e Luthuli como dito em cima.
Equivalências das marcas vermelha e amarela para localizar as fotos da oração:
Em cima: Rua da Linha com pântano à frente de data desconhecida 
mas será à volta de 1900 (site delagoabayworld)
A meio: Rua da Linha ao fundo da oração em 1894
Em baixo: Localiza-se bem a posição das orações
pelo prédio azul que estava na posição do BNU/BM de 1964

Comentários