Feira popular em 1907 e Exposição Colonial contemporânea na Baixa de Lourenço Marques

FOTO 1
"Exposição Colonial em Lourenço Marques" (LM), actual Maputo - à venda no site alamy

Combinando a imagem de cima com as reportagens das revistas Ilustração Portuguesa e Brasil-Portugal de 1907 disponibilisadas pela Hemeroteca de Lisboa, parece-me que a Exposição Colonial era a parte oficial da feira franca, organizada pela Sociedade Portuguesa de Beneficiência e que se combinava com a Gala Week, que devia ser duma sua equivalente anglo-saxónica. 
Exposição Colonial seria específicamente feita no Pavilhão do Governo (PdG) e tinha o esperado: produtos naturais de Moçambique como madeiras, minerais, algodão, tabaco, café (sumiu depois?), cana do açúcar e frutas tropicais a que se juntavam os produtos da (incipiente) indústria local e artesanato africano. Havia também expositores individuais caso da barraca do distribuidor de vinhos Casa João Machado. E em paralelo, aplicando a velha receita do "pão e circo" havia uma feira popular com comidas, bebidas e divertimentos para crianças e adultos. 
As fotos de baixo são de 1907 mas a feira já tinha sido organizada anteriormente. Por isso o postal pode não ser desse ano, mas se o não for, não parece ter havido grandes modificações entre os anos.    
As construções da feira eram de madeira mas não sei se se seriam (des)montadas todos os anos ou não. Importante é, através destas fotos, poder ver-se esta zona da Baixa com detalhe numa altura em que o estuário estava ainda muito perto. Para isso usamos um mapa da época (1906/10) combinando-o com o de 1925/26 (posterior mas corrigido retroactivamente). O Capitania Buidings do postal (DBDC no mapa) indica que a zona em foco seria a do lado sul da antiga Praça 7 de Março, actual 25 de Junho. Lembro que foi aí mas com o aterro feito para o estuário já completo, que em 1939 se desenrolaram as cerimónias com o presidente Carmona (aqui e aqui). 

MAPA da Baixa
Castanho escuro: Capitania Buidings (DBDC), face virada a poente = oeste
Castanho claro: 
DBDC, face norte virada para a cidade
Seta preta: vista da FOTO 1
Vermelho e laranja: Pavilhão do Governo (PdG) na ponta sul da Praça
 (diz aí JARDIM mas ver no fim desta mensagem)
Seta verde claro: vista da FOTO 3
Seta verde escuro: vista da FOTO 4
Azul: actualmente na esquina do Ministério do Comércio e Indústria
Roxo: um pouco mais à frente do azul em direcção ao porto, ficaria a meio da faixa
da actual Av. Inhaminga. Este dois últimos símbolos aparecem na FOTO 5.
Carmesim: eixo paralelo ao porto, com a actual Av. M. Inhaminga à esquerda 
e a face sul da fortaleza à direita.
Cinzento: Barraca da FOTO 6, aproximadamente
Rosa: Carrossel da FOTO 7, aproximadamente

Mostrarei a seguir as melhores imagens das revistas Ilustração Portuguesa e Brasil-Portugal. Veremos primeiro a maior construção que era a do Pavilhão do Governo (PdG) e que ficava no topo sul da Praça. O resto da feira (kermesse) eram barracas mais pequenas organizadas em redor dele:

FOTO 2
Vista para nordeste da face do PdG virada para o estuário (vermelho no mapa)
 FOTO 3
Vista para a face do PdG virada para a cidade (laranja no mapa
e que corresponde à seta verde claro no mapa

A FOTO 3 é uma vista para leste = nascente e está em segundo plano o DBDC de que se vê principalmente a face virada a norte (castanho claro no mapa). Vê-se mais ao fundo o lado oeste = poente da fortaleza, que ou tinha janelas nessa altura ou seriam as duns armazéns que lhe tinham sido encostados pelo exterior da muralha.

FOTO 4
Vista para poente que corresponde à seta verde escuro no mapa

Na FOTO 4 vemos o canto nordeste das traseiras do PdG. Ao fundo à direita vemos uma barraca decorada com um "sol às riscas" na parte de cima que aparece também a seguir.

FOTO 5, já conhecida
cinematógrafo: corresponde à marca azul no mapa.
barraca com "sol às riscas": corresponde à marca roxa no mapa.

Entre os dois está a alfândega antiga.
FOTO 6
Tômbola: penso corresponder à posição da marca cinzenta no mapa
Ao fundo a face virada a poente do DBDC: corresponde

 à marca castanha escura no mapa
FOTO 7
Carrossel da kermesse em 1907
Na FOTO 7 parece que ao fundo à direita se vê a esquina noroeste do DBDC, a qual estaria entre as suas faces marcadas a castanho escuro e castanho claro no mapa. Foi nessa base que marquei este carrossel com a marca rosa no mapa
Por estas fotos, em 1907 na parte sul da Praça não havia jardim. Como na FOTO 2 para o fundo viam-se árvores, o jardim nesses tempos estaria na parte mais a norte da Praça. Já tentámos ver isso aquitalvez voltaremos a esse tema.

Comentários