Hospital Central de Maputo - Radiologia e Cirurgia ao centro-sul do recinto em 1937/38

Veremos nesta mensagem mais um dos grandes edifícios antigos no Hospital Miguel Bombarda de Lourenço Marques, actual Central de Maputo que faltava no blog.  Foi construído em 1937/38, ficava ao centro do grande recinto do Hospital e o autor do projecto foi o Arq. António Rosas.
Só se vê Radiologia mas era também a Cirurgia
A entrada modernista antes das letras serem aplicadas
 e antes das plantas terem crescido no canteiro da parede
Vista aérea para norte
Azul: edifício dos serviços de Radiologia e Cirurgia, 
com a grande pála do segundo piso à esquerda 
Verde: Edifício Central
Vermelho (forma de H): primeiro pavilhão das Enfermarias Indigenas
Por trás da radiologia vê-se um edifício mais baixo que também se vê à esquerda por trás na primeira foto.
As fotos de cima são reproduzidas de http://www.arquitecturasdasaude.pt. No entanto aí tem data errada (1940) pois a primeira foto foi também publicada no Documentário Trimestral  em 1938. Na lista descritiva da evolução do Hospital do SIPA em relação a este edifício temos (com notas do HoM):

1936 - abertura de concurso público para adjudicação de obras de construção da Sala de Operações (Repartição Técnica de Obras Públicas da Colónia de Moçambique);
1937 - construção do edifício da sala de operações e raios-x; (NB: 1937 pode ter sido o do início para se finalizar em 1938).
1940 - remodelação do edifício da sala de operações e sua adaptação a residência do médico de serviços, sala da junta e biblioteca; (NB: dado o pouco tempo desde a construção assumo que isto se refira à re-adaptação do edifício anterior da Cirurgia).

Agora o edifício visto de traseira na segunda metade dos anos 60 pois imediatamente para sul as Urgências face à actual Av. Mondlane estavam já construidas substituindo o Edifício Central original.
Azul: original Radiologia e Cirurgia visto de trás
O edifício parecia aqui nos anos 60, pelo menos em parte, ter recebido um piso adicional. Também o edifício mais próximo para norte (lado de cá) parecia ter sido aumentado em relação ao inícial dos anos 40. Não encontro fotos recentes e feitas na proximidade deste edifício que suponho que exista ainda mas com mais alterações.

Comentários