De parte destas imagens não consigo re-encontrar a origem. Todas estarão normalmente um pouco desactualizadas pois parece que a escola foi pelo menos pintada no exterior.
Pátio interior lado masculino recentemente e na inauguração em 1962. Tinha passagem pavimentada aprox. na direcção norte-sul e jardins laterais. À direita uma das 5 fotos antigas do facebook do LAE. |
Nesta imagem dupla de cima, para a direita da esquina está o topo sul do núcleo do edifício. Na foto recente do lado esquerdo vê-se a ala sul dum dos dois volumes longitudinais com 93 metros de comprimento. A sua face virada para o exterior é a fachada principal do edifício. Para a direita dessa esquina vê-se uma abertura no terceiro piso a que corresponde nos dois pisos inferiores o ginásio masculino que encosta ao "paralelipipedo" desse lado para sul.
Na imagem tripla de baixo vê-se o mesmo pátio masculino mas do lado oposto.
Pátio interior do lado masculino visto de sul para norte. |
Nesta imagem tripla à esquerda e à direita vê-se os dois volumes longitudinais do edifício. Ao fundo da foto do meio o volume saliente é parte da escadaria construída no corpo de ligação central, que é perpendicular aos dois longitudinais que são muito mais longos. O acesso a este pátio fazia-se no corpo de ligação central por uma porta localizada ao lado da escadaria (à esquerda dela nesta foto do meio) e no corpo de ligação sul pela abertura e degraus que se vêm à direita na imagem dupla mais acima. Havia mais escadas entre todos os pisos pelo menos em cada uma das quatro esquinas do edifício.
Pátio do lado feminino que era a norte do edifício e ligeiramente menor que o do lado oposto |
Como se pode ver o LAE tinha e mantém condições excelentes para o ensino. A sua construção era clássica, muito robusta, acabamentos de alta qualidade, boas salas e equipamento, mas em minha opinião com os volumes de três pisos rodeando pátios interiores o espaço "vital" parecia-me um tanto ou quanto acanhado principalmente para as turmas ocupando as salas mais centrais. Com o espaço livre existente podia-se ter encontrado forma de espalhar melhor os edifícios mas deu-se o caso deste projecto escolar ser comum aos outros sob o 3o Plano de Fomento para o Ultramar.
Um ponto interessante no trabalho de André Renga Ferreira sobre OBRAS PÚBLICAS EM MOÇAMBIQUE é uma capela ter estado prevista nestes projectos e que teria o altar ocultável por meio de portas no terceiro (último) piso. É dito que terá sido posteriormente transformada em sala de aulas mas não é explicado se isso aconteceu ou não durante a fase do projecto.
Na próxima mensagem concluiremos o tópico Liceu António Enes (LAE) actual Escola Secundária Manyanga com mais fotos principalmente do interior.
Filme da RTP da inauguração em 1962 aqui (com montagem deficiente).
Comentários