Liceu António Enes, actual ES Manyanga - interior e exterior (4/4)

Continuamos com a descrição e imagens do antigo Liceu António Enes (LAE) de Lourenço Marques, actual ES Manyanga de Maputo e a última mensagem tinha já sido sobre o interior.
Escadaria a meio do corpo de ligação central - foto facebook Alto Maé
Uso algumas fotos de V. Passos e L. Pissarro originalmente no geocities onde existe o conjunto completo, mais outras de origem desconhecida. Muitas são únicas para certos aspectos do LAE e por isso a qualidade mesmo sendo fraca é a possível.  
Mais dessas escadas. Na foto da direita que é do rés do chão
vê-se para esquerda a porta de acesso ao pátio interior do lado masculino
Hall de entrada e da secretaria, e para lá das portas o corredor central 
que na foto da direita continua em direcção à cantina ao fundo
Cantina vista da porta de entrada e o bloco onde ocupa o primeio piso visto do exterior.
Não me lembro do que havia no andar superior - seria a biblioteca?
Galerias de circulação com 2,8 metros de largura
que também protegem as salas de aulas da luz solar directa
Na imagem dupla de cima, à esquerda temos o corredor num dos dois grandes corpos paralelos de salas de aula e gabinetes com 93 metros de comprimento. 
À direita temos o corredor num dos três corpos que ligavam perpendicularmente os dois mais compridos. É no corpo central e estamos na sua extremidade, penso eu que no primeiro andar e à direita passa a escadaria central do edifício. A luz que vem do lado direito é do pátio do lado masculino a sul. 
Anfiteatro (em obras?) entre o rés do chão e o primeiro andar. Sala de aula.
Tenho a impressão que no LAE só havia um filme sobre os palácios (chateaux) do Loire e/ou palácio de Versailles, mas que fique claro, o anfiteatro tinha cadeiras.
Mais salas de aulas com o equipamento de origem (para cerca de 36 alunos)
e janelas beta (vidros com báscula)
Ginásio masculino. 
à esquerda: ao fundo, o palco do lado sul
à direita: ao fundoo balneário do lado norte
O ginásio masculino tinha duas entradas. Uma pelo balneário que ficava sob a bancada, que por sua vez tinha entrada pelo corpo de ligação a sul no rés do chão. Como se vê na imagem da direita ao fundo do balneário havia umas escadas pois o balneário estava a nível inferior ao do resto do edifício, seguindo o desnível do terreno original. A outra entrada neste ginásio era para a direita da imagem da direita (e não se vê nessa foto) e dava para o exterior do lado da fachada principal, mas o ginásio ficava um pouco recuado em relação a ela. 
Ginásio feminino.
à esquerda:  ao fundo, a face sul do ginásio encostada ao edifício principal

vendo-se a porta interior do balneário pintada a cinzento
à direita: vista para o topo norte do balneário feminino
com a fachada do lado da principal do lado direito
Como se vê na foto da esquerda em cima, o balneário feminino tinha abertura através do balneário para o corredor e para o pátio interior do lado feminino.
Para terminar o tema Liceu António Enes, actual ES Manyanga voltamos ao exterior. Temos na montagem seguinte à esquerda uma foto dos tempos originais do liceu de Carlos Alberto Vieira e à direita uma foto mais recente retirada do trabalho de Renga Faria.
Fachada principal vista quase de perfil antes e agora.
Em primeiro plano a ala norte, depois o pórtico e para o fundo a ala sul.  
O liceu inicialmente tinha turmas separadas por sexo mas penso eu a partir do ano lectivo de 1968/69 ou 1969/70 passou a ter turmas mistas. A ala feminina tinha sido a norte e era frente a ela que as jovens da foto antiga de cima estavam sentadas. Do lado masculino penso que não havia banco simétrico a este. 
Ver também texto do SIPA.

Comentários