Namaacha - o antigo padrão dos Velhos Colonos no largo do Registo Civil

A Namaacha é uma pequena vila de montanha a cerca de 90 km de Maputo que é descrita neste blog, donde veio também a primeira imagem. Tudo era desolador no ano de 2006 e não sei se tem melhorado ou piorado entretanto. Vamos ver aqui um pequeno aspecto da vila que podemos esclarecer.

Fotos dum padrão que fica num largo em duas direcções

A publicação Moçambique Documentário Trimestral (DT) foi digitalizada e incorporada na Biblioteca Digital da Memória de África através de protocolo para a cedência de conteúdos assinado entre a Caixa Geral de Depósitos e a Fundação Portugal-África.  É através de três fotos do DT que podemos ver a origem dste padrão pois mostram a cerimónia da sua inauguração em homenagem da Associação dos Velhos Colonos (ai sobre a Mansão) aos ditos cujos. Como era de esperar o padrão deixou de ter os símbolos iniciais mas em 2006 continuava a existir como curioso bloco de betão. 
Cerimónia em 1944

A reportagem dizia que o novo padrão se situava num largo, o que se confirma ainda existir, e junto à estrada velha para Lourenço Marques, actual Maputo. 
Descerrando a placa
Placa de homenagem aos pioneiros
que ficava encaixada na hipotenusa do trângulo

Do blog maschamba uma foto de boa qualidade do padrão em 2006
Padrão na Namaacha

Em 1944 não existia ainda, mas na primeira foto de 2006, na esquina próxima aparece o edifício seguinte que foi captado também nesse ano e com mais qualidade pelo blog maschamba. Pelo estilo e estado de conservação deve ser dos anos 50.
Registo Civil da Namaacha

Comentários