A Namaacha é uma pequena vila de montanha a cerca de 90 km de Maputo que é descrita neste blog, donde veio também a primeira imagem. Tudo era desolador no ano de 2006 e não sei se tem melhorado ou piorado entretanto. Vamos ver aqui um pequeno aspecto da vila que podemos esclarecer.
Fotos dum padrão que fica num largo em duas direcções |
A publicação Moçambique Documentário Trimestral (DT) foi digitalizada e incorporada na Biblioteca Digital da Memória de África através de protocolo para a cedência de conteúdos assinado entre a Caixa Geral de Depósitos e a Fundação Portugal-África. É através de três fotos do DT que podemos ver a origem dste padrão pois mostram a cerimónia da sua inauguração em homenagem da Associação dos Velhos Colonos (ai sobre a Mansão) aos ditos cujos. Como era de esperar o padrão deixou de ter os símbolos iniciais mas em 2006 continuava a existir como curioso bloco de betão.
Cerimónia em 1944 |
A reportagem dizia que o novo padrão se situava num largo, o que se confirma ainda existir, e junto à estrada velha para Lourenço Marques, actual Maputo.
Comentários