O Caracol e a praia da Polana antigamente, mais fotos e uma dúvida

Continuam a aparecer fotos da zona que na antiga Lourenço Marques devia ser a mais aprazivel e frequentada em tempos de lazer. A primeira foto é da revista Ilustração Portuguesa disponibilizada pela Homeroteca Digital de Lisboa. As outras são reproduzidas da publicação Documentário Trimestral disponibilisadas pelo site oficial português Memórias de África. Como se vai repetindo, a sua qualidade é geralmente fraca mas têm valor documental. Começamos pelo Caracol ou oficialmente chamada Estrada da Polana:
Caracol em 1914 com muita gente a pé. Vista para norte-nordeste.
Vê-se na foto de cima o topo do telhado dum dos restaurantes bares da praia (o que ficava mais a norte) escondido na praia por baixo da plataforma

1935: escuteiros subindo o Caracol 
com o Pavilhão de Chá ao fundo
Os escuteiros estavam perto do fim da plataforma num ponto que actualmente faz parte da estrada em linha recta que sobe da marginal para a Av. Nkrumah. Pode parecer agora que o Caracol começa aí, mas de facto a parte da sua construção que requereu mais trabalho foi feita deste ponto para baixo e deve estar soterrada (explicado aqui).
1936 -  mais para o alto
A encosta do Caracol acima da plataforma da foto anterior estava arborizada e havia um caramanchão sobre a via. Vê-se aqui um na segunda foto mas parece que mais acima do que este e li também que havia roseiras.
Alguns pontos interessantes desta zona à volta do Pavilhão de Chá podem ser vistos nesta foto aérea de 1936:
Preto: actual Piratana esquina das actuais Nyerere e fim da 24 de Julho
Branco: onde fica a escadaria para o Caracol. Parece que não existia 
pelo que deve fazer parte dos trabalhos da década de 40.
Verde: zona onde parece ser o caramanchão do Caracol visto em cima
Laranja: pequeno miradouro na curva em gancho da palhota. Existe ainda?
Castanho: rotunda no fim do Caracol
Vermelho: altura máxima (quase) da  plataforma do Caracol
Carmesim: altura entre a base da plataforma e a praia. 
Parece muita comparando-a com as fotos antigas, mas é o que se vê.
Amarelo: a estrada marginal não saía deste local encostada à barreira

 como depois veio a acontecer.
Roxo: o caminho a pé para a Polana (ver no fim)
A foto de baixo é de dia de actividades das escolas na praia. Nela vê-se o Clube Naval ao fundo, já com parte da ampliação.
1937 - praia perto do Caracol e do Pavilhão de Chá,
que ficaria mais para a direita da foto
 Do mesmo evento mas no ano seguinte é esta foto:
1938 - alunas em dia da concentração das escolas. 
Vê-se que em 1938 a praia escolhida ficava mais a norte do que no ano anterior. A barreira que separava a praia do interior e que se vê do lado direito da foto parece mais baixa e menos íngreme do que na zona onde o Caracol for construido. E nesta zona a mata chegava junto à praia.
Pelo que podemos ver no mapa de 1940, a Estrada do Palmar, onde ficava mais perto da cidade, deu origem cerca de 1955 à estrada que actualmente passa por trás (a leste) do palácio da presidência e que está fechada ao trânsito (melhor explicado aqui).

MAPA de 1940
Castanho: barreira da Polana, lado mais alto à esquerda e baixo à direita
Laranja: actual Av. Nkrumah, antiga Nevala
Verde: actual Av. Nyerere, antiga António Enes
Carmesim: a Estrada do Palmar acima da barreira
Azul: a Estrada Marginal para Marracuene
Roxo: posição da actual Av. Kaunda, antiga N. S. de Fátima
A imagem de baixo e outras fotos antigas do campismo (aqui e aqui) lançam-me na dúvida e por isso volto ao assunto. Como o seu piso parece arenoso e de cor clara eu diria que era a Estrada Marginal mas a legenda dizia que era a do Palmar. Seria mesmo esta ou seria a Marginal? Apesar da areia, um ponto a favor de ser a Estrada do Palmar do mapa é não parecer haver barreira à esquerda mas também na marginal para norte (acima do antigo Miramar) deixaria de haver barreira.

1935 - Estrada do Palmar (ou seria a Marginal 
e os nomes foram trocados na legenda?)

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