A DETA adquiriu em 1940 três aviões Lockheed Super Electra nos Estados Unidos. Estas imagens deles são do espectacular site VoandoemMozambique (VeM). Tentamos com elas reviver o épico dia do seu desembarque no porto de Lourenço Marques, actual Maputo. Algumas ou todas foram feitas pelo mecânico da Lockheed Aircraft que veio a Moçambique efectuar a montagem e foram disponibilizadas ao VeM pelo filho (aqui no VeM) que chama a este período os "anos dourados" da aviação. Os aviões foram transportados no navio com as asas semi desmontadas, sem estabilizadores verticais e com os vidros e motores bem protegidos.
FOTO 1
CR-AAZ (chamado Búzi) no cais de LM desembarcando em Junho de 1940 |
FOTO 2
Os três aviões desembarcados entre o cais e os armazéns (de artigo de 1985 re-publicado no VeM) |
O avião que está mais à frente nesta FOTO 2 foi o último a ser desembarcado e ainda tem o cabo de aço preso. O CR-AAZ está ao fundo na posição vista na primeira foto e frente a um dos grandes espaços livres entre os armazéns do porto.
FOTO 3
Os três aviões saem do porto para a Praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores |
Podemos idealisar o que aconteceu no mapa de 1940 - que será mais ou menos fiável - e numa foto dos anos 50 em que penso que algo estava já diferente, mas deve dar uma ideia geral do trajecto efectuado.
MONTAGEM 4
Vermelho: CR-AAZ, o primeiro avião a ser desembarcado e a sair do porto
Castanho claro e rosa: os outros dois aviões
que tiveram mesma sequência de desembarque e de saída
Laranja: primeira central do porto que se adivinha na FOTO 1 para lá do armazém Linha azul clara: linha de vista da FOTO 1, passando ao lado da esquina do armazém Verde: alfândega nova, edifício de 2 pisos à direita na FOTO 3 Amarelo: edifício longo ao fundo da FOTO 1 Roxo: trajecto de saída do porto para a cidade. Castanho escuro: Praça Mac Mahon já fora do porto |
Noto que na foto da MONTAGEM 2, bastante posterior a 1940, havia construções na primeira curva do trajecto que não deviam existir em 1940 como se mostra no mapa. Este local no cais deve ter sido expressamente escolhido para a atracagem do navio com o intuito de possibilitar a melhor saída dos aviões para fora do porto.
Na FOTO 3 vê-se que o tractor do CR-AAZ tem matrícula dos CFM, Caminhos de Ferro de Moçambique. Em 1936, 4 anos antes, os CFM anunciaram um programa de motorização do cais para reduzir o recurso a trabalho manual e publicitaram esta imagem com um trator eléctrico:
FOTO 5
Porto de LM em 1936 - tractor eléctrico de 40 toneladas |
No entanto o tractor da FOTO 5 é diferente do da FOTO 3 e de facto para estes aviões podem ter sido usados tractores muito menos potentes (também não sei se seria mais conveniente serem eléctricos ou não). Segundo a Wikipedia o peso vazio do Super Electra é de só 4.8 tons - Empty weight: 10,750 lb (4,876 kg).
Voltamos às imagens do VeM:
FOTO 6
Tractor e CR-AAZ parecem-me a chegar ao aeroporto |
Das fotos detalhadas no VeM com os Lockheed Super Electra, eis uma do trio ainda intacto com o Zambeze em primeiro plano:
FOTO 7
Os três Super Electra da DETA frente ao primeiro hangar com a aerogare de Mavalane ao fundo. |
Quadro sobre os Lockheed 14-H2 Super Electra
cortesia Voando em Mozambique (frota da DETA aqui)
cortesia Voando em Mozambique (frota da DETA aqui)
Matricula | Nome | Notas |
CR-AAV | Limpopo | Destruído a 23/02/44 em Quelimane, comandante Francisco Pinto Teixeira |
CR-AAX | Zambeze | Destruído a 14/11/41 em Inhambane, comandante Borges Delgado |
CR-AAZ | Búzi | Desmantelado a 5/8/54 |
Note-se que o comandante Francisco Pinto Teixeira vitimado em Quelimane em 1944 era filho do Eng. Pinto Teixeira, o histórico director dos CFM que lançou a DETA. Como se vê o CR-AAZ Búzi foi o único destes Super Electra que chegou ao fim da vida útil. A DETA não comprou mais exemplares deste modelo mas fez compras de aviões doutros modelos à Lockheed.
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