Correios do Porto na zona da estação de caminhos de ferro de Maputo

Vamos descobrir um pequeno edifício dos Correios antigamente situado na zona central do porto de Lourenço Marques, actual Maputo. Estas fotos têm em comum esse edifício e tratarem-se de "recepções apoteóticas" diversas, do que se deduz ser este o sítio principal para tal mas também houve algumas junto à saída para a Praça 7 de Março.
Estação dos Correios com entrada virada para o cais em 1939.
Despedida ao Gen. Carmona que partia para o norte

Também em 1939 talvez no mesmo dia

Correios à direita doutra recepção ou despedida, parece que com
o Governador Geral Gen. Bettencourt nos anos 40

Outra multidão provávelmente para o final dos anos 30

A foto de cima oferece a vista a partir dum navio atracado para a ponte cais e para norte dela dando a primeira localização concreta destes Correios do Porto ao ver-se por trás e por cima da Alfândega a cúpula da estação de Caminhos de Ferro
Conclui-se assim que se trata do mesmo local do desembarque dos aviões Super Electra em 1940 (vê-se aí esta estação na FOTO 3) e podemos deduzir que os motivos seriam os mesmos: haver espaço (num caso para a manobra dos aviões, noutro para alojar a multidão) e a mais fácil entrada e saída do porto para a cidade (praça antiga Mac Mahon).
Recepção à estátua de Nossa Senhora de Fátima.
Foto de Carlos Alberto Vieira do livro "Recordações de Lourenço Marques"

Nesta foto de cima vê-se para o fundo a saída do cais para a praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores e que está aí colocado um arco comemorativo. Na praça estão o prédio da clarabóia e o dos serviços do Porto e CFM. Ao fundo vê-se a Catedral Católica e a Câmara aparentemente terminada por isso a foto é posterior a 1947.
A antiga estação dos Correios do porto aparece na foto seguinte de Lebreiro Henriques tirada em 2013 olhando da entrada no porto para o cais e estuário. Vê-se assim a sua fachada virada a norte que não se tinha visto em nenhuma das fotos anteriores.
ao fundo - centro: antigos Correios do porto muito bem conservados
à direita com a bandeira: alfândega "nova", idem
extrema direita (esverdeado com grelhas por cima): edifício
dos anos 60 moderno tropical

Esta estação dos Correios devia ser útil para os marinheiros e viajantes a quem não conviesse ir ao centro. Neste postal enviado em 1908 vê-se o carimbo deste posto no Cais Gorjão donde o correio devia ser enviado à Central onde era franquiado outra vez pelos serviços antes do envio:
Amarelo: Central
Vermelho: Caes Gorjão

A brochura turística "Lourenço Marques Golden Mornings Silver Nights" que foi publicada pelos Portos e Caminhos de Ferro Sul-Africanos antes de 1936 referia que havia o Posto Central de Correios na Av. da República, esta agência na ponte-cais para odo o serviço de telégrafo e de correio e ainda um balcão na estaçâo de caminhos de ferro para envio de cartas e venda de selos.

Comentários