Dois edifícios modernistas dos anos 40/50 no Alto-Maé, Maputo

Do espectacular Facebook Alto-Maé e com a devida vénia reproduzo dois bonitos edifícios modernistas com as localizações e informações aí indicadas.
Edifício modernista ao centro e que anteriormente foi estação de serviço
É dito que fica na continuação da antiga Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré mas não sei bem o que significa, se é na antiga Rua do Lidemburgo ou se na Paiva Couceiro (vê-se que é a descer como acontece nas duas).
A residência seguinte fica na Rua Trindade Coelho que é uma pequena rua com menos de de 200 metros de comprimento e que fecha do lado sul o quarteirão dos antigos Nosso Café e Suíça abordado nesta mensagem. As fotos são suponho de Fernando Pinho.
Vivenda modernista à direita em bom estado.
Casa no lado poente = oeste da actual Av. Barre ao fundo.

Fase anterior da vivenda com má conservação.
Ao fundo traseira de prédios altos na Av. Mondlane.

Comentários

Unknown disse…
Esta vivenda foi minha e não é nada futurista.
Por certo, antes dos anos 50
Abraços
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Obrigado pela participação. No entanto não entendo bem pois eu não falo de futurista mas sim de modernista que já de si é muito vago. Para mim futurista seria um desenho a antecipar o que seria comum no futuro enquanto que qualquer destes dois casos eram comuns no seu presente. Quanto aos anos no título digo anos 40/50 por isso o antes dos 50 estará em grande parte incluído. Cumprimentos.