Fotos de locomotivas no porto de Lourenço Marques em 1972 e mais (1/2)

No site hiveminer.com aparecem espectaculares fotos de locomotivas a vapor em 1972 no recinto do porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo (ver também aqui mais fotos de locomotivas a vapor - PLUMB LOCO). 
Como veremos aqui de novo a placa giratória e depósito de máquinas modernos, será de recordar também as primeiras instalações desse tipo em LM (primeira PG e DM).

FOTO 1
Locomotiva perto da placa giratória (PGM) e depósito de máquinas (DMM) modernas
FOTO 2
Um pouco antes de se ter tirado a FOTO 1, com a locomotiva mais recuada. 
FOTO 3
Locomotiva 331 que deve ser a das fotos de cima
Podemos ver na montagem seguinte com mais pormenor o que se passa nas FOTOS 1 a 3. À esquerda da MONTAGEM 1 as locomotivas estavam à espera de entrar na PGM esperando que outra acabasse de rodar no seu centro. À direita vê-se várias locomotivas recolhidas no DMM, viradas para a frente e preparadas para saír para a PGM e daí entrar ao serviço. 

MONTAGEM 1
General view of roundhouse, shed and turntable with steam locomotives Apr-74
Shed with 401, 304, and ex-SAR 15E 332 19/08/1973.
Fotos à venda em Colour-rail-prints.com
Na foto seguinte vê-se ao fundo a parede norte do depósito de máquinas moderno (DMM) e esta máquina antiga via-se já do lado direito da FOTO 2.


FOTO 4

Máquina a vapor antiga, talvez um guindaste da linha férrea. 

Vamos visualizar estes locais com a ajuda duma foto do livro Xilunguíne de Alexandre Lobato de cerca de 1968. Esta panorâmica do recinto do porto dá a vista aproximadamente para sudeste com a ponta da Catembe ao fundo.

FOTO 5
Vermelho: parede norte do depósito de máquinas moderno (DMM). 
Carmesim: cobertura plissada do DMM
Rosa: placa giratória moderna (PGM)
Azuis: coberturas das oficinas dos CFM
Branco: oficina dos CFM mais para a esquerda = norte
Seta azul: carvoeira para as locomotivas
Podemos então indicar, referindo-nos à legenda da FOTO 5, o principal que se vê nas cinco imagens acima dela:
FOTO 1: do lado direito um dos pavilhões das oficinas do porto e a parte de trás da parede norte do DMM.
FOTO 2: quase o mesmo que na FOTO 1
FOTO 3: parede norte e cobertura plissada do DMM
MONTAGEM 1: PGM e DMM
FOTO 4: máquina antiga encostada à parede norte do DMM

Ver mensagem subsequente aqui.

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