Hospitais de S. João de Deus de Marracuene e do Infulene - anos 50 e 60

Esta foto aparece no site oficial português ACTD com a legenda indicada em baixo.
Hospital S. João de Deus em Marracuene, parte em construção
É um edifício com o mesmo tipo de arquitectura do Hospital no topo norte de Lourenço Marques de 1959 e do Hospital dos Tuberculosos da Machava de 1961, por isso deve ser dessa época. Na altura deve-se ter decidido que algumas especialidades deviam ser retiradas do Hospital Central e nesse âmbito criou-se também o Hospital da Dermatologia /Lepra.
Maqueta do edifício de cima numa exposição
Apesar destas imagens e da legenda da primeira, em fotos recentes não consigo encontrar o edifício de cima.
Há um hospital actualmente chamado Psiquiátrico de Infulene que fica próximo da estrada para Marracuene (estrada nacional 1 ou Avenida de Moçambique) na zona que era antigamente chamada Benfica (e que foi atingido pela explosão do paiol de Benfica há anos). Esse hospital inclui um centro de reabilitação para toxicodependentes e parece ser de construção dos anos 40/50. Dele apresento aqui diversas fotos, mostrando-o da esquerda para a direita:

Actualmente Hospital Psiquiátrico do Infulene
Não sei o que terá sido antes da independência este Hospital Psiquiátrico do Infulene mas dada a preponderância da igreja devia pertencer a uma sua instituição. Um leitor informou que havia um hospital psiquiátrico para mulheres em Marracuene mas não fica claro se se trata deste que ficava ainda longe dessa vila, embora no caminho para lá.  
Quanto ao Hospital S. João de Deus da primeira foto o leitor esclareceu que foi construído de raíz para ser psiquiátrico, que era para homens e era gerido pela Ordem Hospitaleira de S. João de Deus que tem uma longa história de assistência a doentes psiquiátricos (ver site). Ficamos no entanto sem saber se esse edifício ainda existe, o que é provável mas pode ter mudado de função.

Comentários

PhotoEventsPT disse…
Hospital do KM 10 na EN1 para Marraquene, o S. João de Deus, era o psiquiátrico. No vale do Infulene a caminho da Machava e não longe da cadeia da Machava e da 2M, creio, era o hospital especializado contra a tuberculose
PhotoEventsPT disse…
era também considerado o 'sanatório' da Machava se bem me lembro. Agora pode ter havido instalações no Infulene convertidas para a psiquiatria, não sei
Rogério Gens disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Rogério Gens disse…
Caro Paulo: Obrigado pelas informações. O que será agora então o S. João de Deus em estilo anos 60 que como diz ficava ao Km 10 na EN1 para Marraquene e que era o "dos malucos"? Do segundo em estilo anos 40/50 informou que agora é do Infulene e Psiquiátrico e introduzi essa informação no texto. Haverá imagens antigas dele? O que terá sido antes? Cumps.
Unknown disse…
O hospital psiquiátrico de S. João de Deus foi construído de raíz para esse efeito. Era um hospital para homens. O sanatório era outra unidade hospitalar independente. A ordem hospitaleira ainda existe e exerce a sua actividade, por exemplo, no Telhal, em Belas (Portugal). Eles poderão esclarecer este assunto. O meu Pai - José Luiz de Souza Sobrinho - foi director clínico deste hospital assim como do de Marracuene (para mulheres). Cumprimentos
ajpssobrinho@gmail.com
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Introduzi a sua informação no texto mas ficaram a meu ver alguns pontos ainda por esclarecer. Obrigado.
Unknown disse…
Este hospital também acolheu figuras célebres que se opunham ao regime da época. Uma das figuras da época que estava sob alçada da pide era o escritor José Craveirinha transferido da cadeia da máxima segurança da Machava.