Utilizando na maioria fotos do Facebook Alto-Maé de Vitor Pinho (VP) e provávelmente outros autores e com a devida vénia, eis uma evocação do Largo das Berlengas e da Rua Paiva Couceiro, um canto peculiar no bairro do Alto Maé.
Começamos pelo largo que tem (ou tinha) um pequeno jardim no meio e que no topo sul é limitado pela Av. 24 de Julho e a foto foi tirada precisamente onde a Rua Paiva Couceiro emboca nessa grande avenida da cidade.
FOTO 1
Vista na parte de cima do largo para noroeste. O jardim fica à esquerda. |
A Rua Paiva Couceiro é a que vai para a esquerda em frente aos prédios e desce a partir deste ponto. A Cervejaria Berlengas que deu o nome informal ao largo fica para a direita e um pouco mais alto. Esclarecendo melhor na foto de satélite.
FOTO 2
Na FOTO 3 estamos ao fundo do largo, vemo-lo para leste = nascente e para o fundo e subindo um pouco à esquerda fica a Cervejaria Berlengas. Mas esta FOTO 3 já não é realista porque como se pode ver na FOTO 2 seguindo a seta verde, uma parte do jardim (em baixo, onde é mais largo) está agora ocupado por uma construção. É pena.
FOTO 3
à esquerda: vê-se as últimas varandas do prédio mais à direita da FOTO 1 e a seguir o prédio acastanhado das Berlengas (ver na MONTAGEM 1) à direita: passa a Av. 24 de Julho com faixa dupla e separador central e vê-se na sua esquina com a Av. da Tanzânia o prédio do DHL |
Vamos então ver a histórica Cervejaria Berlengas que fica digamos na ponta leste = nascente do largo como marquei a vermelho na FOTO 2. Vejo na net que antigos habitantes têm grandes recordações de cervejarias de Lourenço Marques mas eu, como não utente na altura, associo-as ao mau cheiro dos caixotes de lixo em fermentação do seu exterior (desculpem qualquer coisinha!).
Temos então na MONTAGEM 1 duas fotos de VP que se completam com uma ligeira zona de sobreposição e que mostram o prédio da Cervejaria Berlengas na esquina da esquerda. Noto que para a esquerda da Cervejaria Berlengas fica o largo que marca o início da Av. Paiva Couceiro começando pelo que vimos na FOTO 1.
MONTAGEM 1
Na altura destas fotos ainda havia a Cervejaria mas cerca de 2011/12 parece que tinha sido substituida por outra loja. Relembro que vimos esta zona no HoM mais de perto aqui e um pouco de mais longe aqui.
Agora a foto do que à primeira vista pensava ser um dos maiores prédios do Largo das Berlengas mas que com mais cuidado não consigo localizar com segurança.
FOTO 4
Prédio dos anos 40/50 numa esquina |
Pensava que o prédio da FOTO 4 fosse o apontado pela seta roxa na FOTO 2 e por isso que a rua que parece descer à direita fosse a Rua Paiva Couceiro. Mas para ser assim do lado esquerdo do prédio deveria ver-se a Av. 24 de Julho e o que parece vêr-se é um espaço vazio. Por isso este prédio deve encaixar noutra esquina da área mas não deve ser o que foi marcado a castanho na FOTO 2.
Dos prédios da MONTAGEM 2 seguinte também não tenho a certeza da posição mas parece-me que correspondem à vista da seta castanha clara, na Rua Paiva Couceiro a uns 300-400 metros para baixo do largo das Berlengas.
MONTAGEM 2
Penso ser a vista para oeste e para a parte final da Rua Paiva Couceiro. Na montagem vê-se os dois lados da rua com esta em sobreposição. |
Na MONTAGEM 2 os carros vêm em sentido único para o lado de cá e o mesmo acontece com os carros do lado direito da FOTO 4. Se é coincidência ou não na sei.
Como já dissemos na mensagem sobre a 24 de Julho a descer, antes de se chamar Paiva Couceiro no mapa de 1940 a rua aqui abordada aparecia como "antigo prolongamento da 24 de Julho". Quer dizer que antes de se construir a descida da 24 de Julho em linha recta para a rotunda, a continuação da 24 de Julho para a entrada da cidade a poente = oeste era pela zona que vimos nestas fotografias.
Como já dissemos na mensagem sobre a 24 de Julho a descer, antes de se chamar Paiva Couceiro no mapa de 1940 a rua aqui abordada aparecia como "antigo prolongamento da 24 de Julho". Quer dizer que antes de se construir a descida da 24 de Julho em linha recta para a rotunda, a continuação da 24 de Julho para a entrada da cidade a poente = oeste era pela zona que vimos nestas fotografias.
Comentários