O ensino primário em Lourenço Marques - escolas oficiais (1/2)

Uso como título o dum artigo publicado no Documentário Trimestral de Setembro de 1939 de que faço um resumo do texto e utiliso a maioria das fotos.
Os primeiros exames da quarta classe para admissão ao Liceu foram feitos em 1907 em Lourenço Marques (LM), actual Maputo. Se percebo bem havia também exame de terceira classse que era o ensino primário elementar e devia ser a instrução obrigatória. Note-se que como não havia Liceu local os alunos aprovados nesse exame tinham de ir para a Europa até que em 1912/1913 se criou uma escola técnica (Comercial e Industrial 5 de Outubro). 
Nesse ano de 1907 havia apenas uma escola primária oficial, a Escola Distrital de ensino masculino (ED m). Tinha sido criada em 1904 mas parece que só tinha começado a funcionar em 1907 e transitóriamente numa dependência da moradia do pároco da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição. Havia também uma escola primária particular de que voltaremos a falar noutra mensagem.
Primeira escola oficial, Escola Distrital masculina (ED m) junto à residência paroquial
A instalação definitiva da ED masculina (ED m) foi feita em 1908 frente à igreja como vimos aqui e pelo mapa de 1925/26 pelo menos nessa altura a residência paroquial era afastada da igreja, num terreno a Av. 24 de Julho de que falamos aqui. Mas se a primeira ED m tivesse realmente sido perto da Igreja Paroquial então a nova seria a uns 120 metros de distância bastando atravessar o terreiro frente à igreja. Pela ligação ao pároco se explicará a sua presença durante a construção da ED m definitiva, como se via na primeira foto dessa mensagem. 
Relembra-se assim em baixo o primeiro edifício construído específicamente para escola em LM (ED m) e que tinha duas salas de aula. Ainda existe na Rua da Rádio em frente à Rádio Moçambique (entidade a que agora está ligada) e como é anterior a 1920 deve ser património nacional protegido por lei.
Primeira instalação definitiva da ED m dentro do espaço do Jardim Botânico. 
Sobre o inovador método de construção ver aqui

Nesse edifício (que passou depois a ser da Assistência Pública como se vê na foto de cima) permaneceu a ED m até em 1910 se criar aí a ED feminina. A partir daí a ED m passou por vários locais mas é interessante notar que eram todos servidos à porta por carro eléctrico (ver diagrama de funcionamento) o que era fundamental para proporcionar o acesso dos alunos dado que era a única escola oficial na cidade.
O primeiro local da ED m a seguir ao da Rua da Rádio foi o antigo hospital que ficava nas suas proximidades. A partir de 1912/13 esse edifíco foi partilhado entre a ED m e a Escola 5 de Outubro do ensino técnico secundário. 
Edifício do Hospital de Todos os Santos, depois Escola Distrital masculina (ED m)
Quando foi para lá a ED m, depois de ser ter criado o Hospital Miguel Bombarda na Polana e encerrado este primeiro hospital da cidade, o local estava muito mais desenvolvido do que se vê na foto de cima.
Desse local a ED m foi para um prédio na esquina das actuais Avs. Marx e 24 de Julho onde tinha havido um cinema e depois houve um Hotel Majestic (parece que mais tarde chamou-se Hotel Europa) e que se tenta mostrar em baixo.
Branco: prédio na esquina das Avs Marx (castanho)
e 24 de Julho (verde claro)
Rosa: Bloco da Simpatia dos anos 40.
Como durante a guerra de 1914-18 foi necessário instalar nesse edifício um hospital, a ED m foi nessa altura transferida para o prédio Pott/Avenida  o que quer dizer que em cerca de 10 anos teve cinco instalações diferentes.
O tema continua em próxima mensagem, começando-se aí com a segunda escola primária oficial a ser criada, depois chamada Paiva Manso.

Comentários