Stiloguedes - (77) - Casas geminadas de Hilário Gama de 1957 na Polana

FOTO 1
Casas geminadas de Pancho Guedes na altura da construção
 e inicialmente não identificadas
As casas geminadas da FOTO 1 foram projectadas pelo arquitecto Pancho Guedes (PG) e deduziu-se que seriam no primeiro quarteirão da Av. Tivane de Maputo, antiga Couceiro da Costa de Lourenço Marques. Como se explicou aquio Dr. Philipp Schauer identificou nesse local as casas geminadas de Aurélio Castro Silva e que seriam as de que se vê o topo sul à esquerda da FOTO 1. Assim as da FOTO 1 seriam, de acordo com as listas de trabalhos de PG, as casas geminadas de Hilário Gama também do ano de 1957. 
É com as quatro fotos seguintes gentilmente cedidas por Fernanda Simões que podemos confirmá-lo e observar desenvolvimentos:


FOTO 2
Como se pode observar são as casas geminadas da FOTO 1
e por isso as de Hilário Gama, aqui fotografadas há alguns anos.
E seguem-se três fotos destas casas geminadas em 2016:

FOTO 3
A casa da direita, vista mais ou menos do mesmo ângulo da FOTO 2
FOTO 4
Veremos que corresponde ainda à casa da direita, 
esta é a sua secção encostada à gémea. 
FOTO 5
Veremos que corresponde à geminada Hilário Gama da esquerda
 e o que eram as obras em curso
Combinamos na MONTAGEM 1 as fotos de cima e marcamos as equivalências entre elas para se poder comparar pelas cores. Temos a foto inicial no canto superior esquerdo, a intermédia no canto superior direito e as três mais recentes (3, 4 e 5) em baixo.


MONTAGEM 1 - clique para aumentar
linha castanho clara: separa as duas casas geminadas do telhado ao chão
É na casa da esquerda que a maior alteração é mais evidente. A varanda (parte marcada a roxo) que tinha uma grade (mas que não estava ainda instalada na FOTO 1) foi fechada por uma parede alinhada com a fachada principal e para isso teve de ser estendido o telhado de trás para a frente. É nessa parede que não é original que aparentemente se estava recentemente a abrir uma janela o que devia explicar os materiais de construção na FOTO 2. 
Na casa do lado direito na parte marcada a rosa parece ter acontecido a mesma alteração da varanda feita na parte marcada a roxo. O problema de alterações sem coordenação é que do lado esquerdo teremos agora uma janela grande central e do lado direito temos duas pequenas ao alto. Em consequência, um projecto de referência dum arquitecto de renome mundial perdeu a simetria inicial. 

É de referir que a casa da direita foi durante um longo período habitada por Henrique Augusto da Silva Rodrigues que foi director nos Caminhos de Ferro de Moçambique e no Rádio Clube de Moçambique. 
Para terminar uma vista para norte do quarteirão da Rua Tivane onde do lado leste = nascente se inserem estas casas:

FOTO 6
Sommerschield para o fundo, baía à direita
Verde: Av. Tivane para norte
Branco: casas geminadas Hilário Gama desta mensagem 
Preto: casas geminadas Castro Silva, já vistas anteriormente

Comentários