As casas geminadas da FOTO 1 foram projectadas pelo arquitecto Pancho Guedes (PG) e deduziu-se que seriam no primeiro quarteirão da Av. Tivane de Maputo, antiga Couceiro da Costa de Lourenço Marques. Como se explicou aqui, o Dr. Philipp Schauer identificou nesse local as casas geminadas de Aurélio Castro Silva e que seriam as de que se vê o topo sul à esquerda da FOTO 1. Assim as da FOTO 1 seriam, de acordo com as listas de trabalhos de PG, as casas geminadas de Hilário Gama também do ano de 1957.
É com as quatro fotos seguintes gentilmente cedidas por Fernanda Simões que podemos confirmá-lo e observar desenvolvimentos:
E seguem-se três fotos destas casas geminadas em 2016:
É com as quatro fotos seguintes gentilmente cedidas por Fernanda Simões que podemos confirmá-lo e observar desenvolvimentos:
FOTO 2
Como se pode observar são as casas geminadas da FOTO 1 e por isso as de Hilário Gama, aqui fotografadas há alguns anos. |
Veremos que corresponde ainda à casa da direita, esta é a sua secção encostada à gémea. |
FOTO 5
Veremos que corresponde à geminada Hilário Gama da esquerda e o que eram as obras em curso |
MONTAGEM 1 - clique para aumentar
linha castanho clara: separa as duas casas geminadas do telhado ao chão |
É na casa da esquerda que a maior alteração é mais evidente. A varanda (parte marcada a roxo) que tinha uma grade (mas que não estava ainda instalada na FOTO 1) foi fechada por uma parede alinhada com a fachada principal e para isso teve de ser estendido o telhado de trás para a frente. É nessa parede que não é original que aparentemente se estava recentemente a abrir uma janela o que devia explicar os materiais de construção na FOTO 2.
Na casa do lado direito na parte marcada a rosa parece ter acontecido a mesma alteração da varanda feita na parte marcada a roxo. O problema de alterações sem coordenação é que do lado esquerdo teremos agora uma janela grande central e do lado direito temos duas pequenas ao alto. Em consequência, um projecto de referência dum arquitecto de renome mundial perdeu a simetria inicial.
É de referir que a casa da direita foi durante um longo período habitada por Henrique Augusto da Silva Rodrigues que foi director nos Caminhos de Ferro de Moçambique e no Rádio Clube de Moçambique.
Para terminar uma vista para norte do quarteirão da Rua Tivane onde do lado leste = nascente se inserem estas casas:
FOTO 6
Sommerschield para o fundo, baía à direita
Verde: Av. Tivane para norte
Branco: casas geminadas Hilário Gama desta mensagem
Preto: casas geminadas Castro Silva, já vistas anteriormente |
Comentários