Visita de Carmona em 1939 - desfile de carros na Baixa (3/3)

Continuamos com imagens do sensacional desfile de carros alegóricos na Baixa organisado durante a visita do presidente português Óscar Carmona a Lourenço Marques, actual Maputo em 1939 (primeira e segunda mensagens). As fotos maiores são todas com os carros do lado norte da Av. da República, actual 25 de Setembro e a olhar-se mais ou menos para leste = nascente.
Na primeira foto vemos um carro estacionado em frente a uma tribuna presidencial preparada para esta ocasião. 
Automotora dos CFM. Tribuna à direita. 
Como se vê bem na foto de baixo este local é em frente ao quarteirão do Mercado pelo que a tribuna de honra onde estava Carmona e as outras altas individualidades devia estar em frente à actual Rua da Mesquita. 

Continuaçâo do desfile com o tema educação passando pela tribuna
A posição das duas fotos seguintes é semelhante às de cima mas não se vê a tribuna à direita.
Carro da DETA também parado em frente à tribuna.
Na primeira foto pode-se ver que o carro da DETA vinha a seguir ao da automotora. O avião representado era um Junkers como podemos verificar aqui pela terceira foto. 
A saudação fascista era "de rigueur" mas o senhor ao centro da foto da DETA cruzava o braço no peito na horizontal.
Locomotiva a vapor também parada em frente ao mercado e a à tribuna. 
A automotora vinha atrás da locomotiva (estes modelos foram feitos em cartão), por isso a sequência de passagem foi locomotiva, automotora e avião, os três da empresa dos Caminhos de Ferro de que a DETA era uma divisão.
Depois destes três carros em pausa em frente à tribuna, veremos um outro de caracteristicas técnicas mas fotografado mais para trás no desfile. 
Carro do Radio Clube de Moçambique (RCM)  
entre o prédio do beiral com redondos e o Marta da Cruz
Via-se nesta foto ladeando a avenida a norte o que devia ser uma International Garage e depois do Martha da Cruz suponho que a Garage Auto Motor.
A imagem seguinte apesar da qualidade deficiente complementa as anteriores. À esquerda estão os carros parados no final do desfile depois de terem passado pela tribuna e virado à esquerda = para sul para a Av. General Machado, actual Guerra Popular. Estão assim entre o Prédio Santa Maria que faz essa esquina e a praça da estação dos Caminhos de Ferro de que se vê o monumento ao fundo. Também estão em frente a este edifício dos CFM. Na foto da direita, terminado o desfile a multidão conversa e caminha para onde estava a tribuna.
à esquerda: carros parados, por exemplo o da cruz e o que aparece em baixo
à direita: multidão multicolor ocupa a Av. da República, actual 25 de Setembro
A última imagem é dum carro que se via bem na foto de cima, fotografado aqui quando estava mais ou menos na mesma posição do carro RCM.

Carro do algodão frente à Farmácia Nazareth no prédio dos beirais
Este carro ia então a caminho da tribuna presendencial em frente ao Mercado e da paragem final junto à estação dos Caminhos de Ferro, onde se destacava na foto sua pilha branca da fibra (acho que o fruto do algodão quando se abre é diferente).
As fotos são do site oficial português memórias de áfrica.

Comentários