Visita de Carmona em 1939 - chegada e mais fotos na cidade

Vamos ver momentos variados da visita do presidente Carmona em 1939 à cidade de Lourenço Marques, actual Maputo. Serão revisões com novas imagens de situações já vistas, com excepção das do Hotel Polana de que não tinhamos falado ainda.
Carmona de chapéu de gala preto e branco acaba de desembarcar vindo de Angola. 
Tinhamos visto Carmona na vedeta que agora se vê arrumada ao fundo na primeira foto aqui. Pode-se ver por trás que na doca da capitania a ponte-cais era suportada por estacas com travessas em betão armado.
A foto seguinte é da tribuna de honra da praça actual 25 de Junho que tinhamos visto na mensagem acessível por esse link também e de que tinhamos visto as cerimónias aqui.
Qual a percentagem de povo que se distraía com as madames na tribuna?
Enquanto Carmona e o Ministro das Colónias seguiram a pé para a Câmara as suas madames foram de carro descapotável como se vê na foto seguinte. A vestida de branco e mais jovem é a esposa do ministro e a de escuro é a primeira dama. O prédio por trás com arcos era o Capitania Building como se pode comprovar pela imagem de quando Carmona por aí passou.
Da Praça 7 de Março actual 25 de Junho para o actual Tribunal frente ao Desportivo
Carmona na Câmara Municipal, actual Tribunal recebe cumprimentos.
Os acontecimentos observados em cima foram no primeiro dia da estada de Carmona em Moçambique. Num outro dia a caravana presidencial descia a Av. General Machado, actual Guerra Popular para ir assistir ao festival no Campo do Ferroviário (presumo) e que vimos aqui
Av. General Machado em 1939 muito pouco ocupada. 
Em cima da avenida do lado direito = leste = nascente vê-se o edifício Juma Manzil (primeiro da mensagem) na esquina com a Av. 5 de Outubro, actual Josina. Esta zona é agora o epicentro do lamentável "Maputo também é 3o mundo" (exemplo aqui). 
Olhando mais para a direita = leste ao mesmo nível da Av. 5 de Outubro, actual Josina podemos imaginar (pela distância correspondente a um quarteirão e por se verem construções também alinhadas no eixo Alta-Baixa) onde estava a Av. Paiva Manso, actual Magaia. Foi aí por aí a Fábrica de Cerveja Dicca mas o seu local exacto e correspondência a edifícios actuais infelizmente restará um dos pontos insolúveis do HoM.
Grande: fábrica Cavallari/Dicca em 1929
Médio: Prédio actual mais ou menos na mesma posição 
e localizado onde foi a fábrica de Cerveja, recentemente.
Pequeno: pormenor de 1939, penso que os laranjas se correspondem, 
mas não sei a que correspondiam em 1929
Seguidamente e deve ter sido para o final da visita, temos o grande salão do Hotel Polana a ser usado em duas ocasiões, um banquete e um baile de gala.
Salão do Hotel Polana durante a visita de Carmona
(ver aqui em fotos antigas e actuais)
Por esse mesmo link pode-se ver nas fotos actuais que na foto de baixo Carmona estava provávelmente na sala de estar do Hotel que tem colunas aos pares e as portas com redondo por cima.

Presidente Carmona no Hotel Polana (HP) rodeado directamente
pelo Ministro e pelo Governador-geral (à direita na foto).
Continuaremos noutra mensagem a ver momentos diversos da visita do Presidente Carmona à cidade. Podemos também aqui relembrar a ida de Carmona ao bairro suburbano do Xipamanine para inaugurar o actual Centro Ntsindya.

Comentários