Vista do Porto na zona da Estação - cerca de 1929, nos anos 60 e recentemente

Podemos aqui observar a zona do porto de Maputo perto da Estação dos Caminhos de Ferro e vamos concluir que as mudanças não foram muito significativas e que os edifícios principais existentes se mantiveram desde cerca de 1929. De facto a área que parece mais activa no porto é para ocidente = oeste = poente desta. 
As duas primeiras fotos são talvez de há quatro ou cinco anos dado que não se via ainda a torre do Banco de Moçambique, mas uma grua ao centro da foto talvez estivesse nesse local. São assim vistas para a cidade a nascente = leste. 
Vermelho e azul: dois armazéns juntos
Amarelo: primeira central do porto
Castanho: segunda central geradora do porto
Roxo: Alfândega no porto
Rosa: edifício clássico mas construído de depois de 1929
Foto semelhante à de cima e da mesma altura 
mas tirada com mais recuo (para poente = oeste)
Vê-se na foto em cima que os dois armazéns juntos ficavam directamente em frente ao cais e que para nascente havia deles havia um espaço livre. A regra no porto era 2 armazéns e um espaço livre sendo a excepção os três especiais que se vêm mais para a frente.
Segue-se uma foto dos anos 60 mostrando uma vista aérea mais ou menos para norte com o porto em primeiro plano seguido pela zona centro-oeste da Baixa. 
Marcações como as de cima mais:
Verde: cúpula da Estação de Caminhos de Ferro
Seta castanho claro: Monumento na Praça
Laranja: provávelmente ainda a estação dos Correios no porto
Circunferência vermelha e linha azul clara: ver aqui sobre os Super Electra

Recuamos para cerca de 1929 com foto de Santos Rufino e vemos a mesma zona do porto próxima da estação de Caminhos de Ferro de um pouco mais longe. Penso que a foto foi tirada de cima duma das carvoeiras (ver aqui na primeira foto).

Cores marcadas equivalentes às de cima para os edifícios comuns.
O que se nota principalmente na foto de 1929 é que não existia o prédio marcado a rosa que só aparece nas fotos mais recentes. De resto nesta zona do porto estava tudo mais ou menos como actualmente mas não se percebe porquê o cais actualmente parece parado.

Comentários