Capela Militar no Quartel da Nevala, agora e antes

Começamos por fotos muito recentes gentileza de Fernanda Simões. A antiga capela militar católica é agora um templo da Igreja Universal e arquitectónicamente foi também transformada.




Três ângulos diferentes para a entrada virada a sul
Escadaria do tipo da Catedral (ver última foto)
Interior com altar no topo norte visto em duplicado
As imagens desta capela no passado parecem ser raras e conheço só três, a melhor da quais é a primeira com um militar de licença (ver aqui em filme da RTP em 1965):
No terreiro frente à entrada da capela.
Nesta foto nota-se uma cruz de betão subindo ligeiremente à esquerda da cabeça do senhor mas muito escondida pelas folhas de árvore. Os braços da cruz estão mais ou menos ao nivel do pico da ogiva do edifício. A entrada da capela era também em forma de ogiva com a fachada principal "perforada" a três níveis de profundidade.
Comparando com a foto actual vê-se aí que as ogivas escavadas foram tapadas (mas a junta denuncia como foi inicialmente), que a porta foi reduzida em área e ficou rectangular e que foi acrescentada uma cobertura com colunas à entrada. Mais notável e questionável foi o corte da ogiva da própria parede da fachada da capela mais ou menos a 3/4 da altura inicial. Os braços da cruz e o seu topo mais ou menos à mesma altura foram também cortados mas a razão para tal deve ter sido politica estando a igreja numa zona militar.
Na foto em baixo podemos ver a fachada original da capela militar com a cruz à distância em 1970:
Capela militar da Rua da Nevala à esquerda em vista para norte.
Na parte oeste = poente da Sommerschield em desenvolvimento junto ao quartel 
Agora uma foto já mostrada no HoM de Carlos Alberto Vieira do álbum de fotografias "Recordações de Lourenço Marques" nos anos 60 com vista para sul:
Vista de traseira da capela militar na Rua da Nevala.
Como tinhamos analizado anteriormente, a capela e o terreiro à sua frente vieram no final dos anos 50/início dos 60 ocupar o espaço que tinha sido do quartel da Infantaria Indígena dos anos 30/40.  
Na foto de cima do lado esquerdo da capela vê-se a Rua João Belo na direcção Norte - Sul que seguia da Rua da Nevala, actual Nkrumah para a Rua 31 de Janeiro, actual Av. Neto onde terminava a um quarteirão para oeste = poente do hospital.
A arquitectura religiosa em Lourenço Marques, actual Maputo e arredores na segunda metade do século XX (20) foi extremamente inovadora. Relembramos aqui as igrejas/templos católicas da Munhuana nova e da Polana, a evangélica da "Pandora", a luterana da Nevala e as de Pancho Guedes (católicas da Matola e Machava e renovação da Munhuana, Wesleyana, Anglicana e da Congregação). Esta capela militar era mais um desses exemplares, depois de muitas voltas continua a ser igreja mas arquitectonicamente ficou a modos que decepada. É pena.

Comentários

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.