Ensino religioso em Lourenço Marques - escola paroquial católica

Continuamos a seguir o artigo publicado no Documentário Trimestral (DT) de Setembro de 1939 e de que faço aqui um resumo do texto e utilisando a maioria das fotos.
Em 1907 havia outras escolas em Lourenço Marques (LM) para além da distrital que tinha começado a funcionar nesse ano. A primeira foi a das Missões Católicas depois conhecida por paroquial. Destinava-se à população africana mas tinha também sido frequentada por europeus por não haver outra até ter sido criada a escola particular Primeiro de Janeiro cerca de 1897. O DT não devia ter foto da primeira escola paroquial pois o referido artigo mostra a foto da segunda em 1924:


FOTO 1
Segunda escola paroquial de LM 
O artigo mostrava ainda a terceira escola paroquial e dizendo que era a actual (em 1939):

FOTO 2
Terceira escola paroquial (a actual em 1939) em terreno com declive
As escolas das duas fotos anteriores não são localizadas no DT mas os mapas de 1926 e de 1940 mostram uma escola paroquial cerca de 500 metros para norte (num local mais elevado, numa encosta com certo declive) da igreja paroquial católica. No mapa de 1926 é também indicada nesse local a residência paroquial e o terreno parece que pertenceu (pertencerá?) à diocese católica. Como a primeira escola distrital (primeira foto da distrital) funcionou numa dependência da residência paroquial fui verificar se era o mesmo edifício desta FOTO 1 mas parecem ser diferentes, quer dizer a segunda escola paroquial não deve ter funcionado no mesmo edifício da primeira distrital, mas o local devia ter sido mais ou menos comum.

Mapa de 1940 - norte para cima
Roxo e castanho: escola paroquial. Há dois edifícios, mas um deles podia ser a residência paroquial segundo o mapa de 1925/26
Azul: Escola Técnica depois Industrial
Verde: Av. 24 de Julho
Laranja: Av. Elias Garcia, depois Castilho, agora Lenine
Amarelo: Av Afonso de Albuquerque, agora Touré
Na parte de baixo (sul) do local indicado no mapa para a escola paroquial tenho ideia de que existia o edifício que se vê na FOTO 3 e que era da Juventude Operária Católica ou dos escuteiros. O local estaria então nos anos 60 ainda ligado à igreja católica mas claramente não era o edifício da terceira escola paroquial da FOTO 2.


FOTO 3
Antigos JOC/Escuteiros no lado norte da 24 de Julho
Este edifício está num terreno com declive tanto para trás (Av. Touré) como para a direita (zona do antigo Man Kay). 
Olhando para a FOTO 2 dá ideia que ao fundo onde está o muro é a parte mais alta do terreno. O que se vê de frente na FOTO 2 seria então a fachada da escola virada para um terreiro interior. Essa disposição coaduna-se com ser o edifício marcado a roxo no mapa de 1940, se o que se vê ao fundo da FOTO 2 fosse a Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré. Se assim fosse o edifício da FOTO 3 seria o marcado a castanho no mapa de 1940. 
No Google Earth teria sido então a seguinte a posição do edifício da FOTO 2 (hipotéticamente) e é a posição do da FOTO 3 (se bem me lembro, mas isso é fácil de verificar). Noto que na FOTO 4 vê-se que à direita dele está um de telhado vermelho que deve ser posterior à FOTO 3:

FOTO 4
Roxo: edifício actual na posição da escola paroquial 
que ficava mais a norte no mapa e que suponho fosse onde esteve o da FOTO 2
Castanho: antiga JOC/Escuteiros na posição da escola paroquial a sul do mapa
Azul: Escola Técnica depois Industrial
Verde: Av. 24 de Julho
Laranja: Av. Elias Garcia, depois Castilho, agora Lenine
Amarelo: Av Afonso de Albuquerque, agora Touré
Desta zona da actual Av. Touré e do edifício actual marcado a roxo não tenho ideia nenhuma. Tanto pode ser o da terceira escola paroquial da FOTO 2 (pelo menos com a alteração de se ter feito uma cobertura virada para o terreiro), outro que o tenha substituido ou outro que não tenha nada a ver com estas escolas se a localização que tento aqui estiver errada. Para a primeira possibilidade (mesmo edifício) só verificando-se in loco, mas quanto à localização a posição e tamanho do edifício actual (marcado a roxo) parecem coadunar-se com ter sido aí o edifício da FOTO 2.

Para terminar no ACTD há uma foto de Manuel Romão Pereira de cerca de 1890 com uma escola com o pároco Simões. A legenda diz que a escola era municipal mas isso vai contra o que foi dito no antigo anterior, ou seja que a primeira escola oficial (a distrital) tinha começado a funcionar em 1907. Assim fica a dúvida do que seria esta escola, para mais sendo os alunos todos africanos pois sendo municipal deveria ser mais heterogénea. O professor ser um padre não era relevante para distinguir entre ser uma escola da igreja ou do estado porque como vimos o primeiro professor da Distrital era também um padre. Como vimos o casal Solipa Norte da escola Primeiro de Janeiro foram os primeiros professores primários específicamente formados a leccionar em Moçambique.

FOTO 5
Escola municipal em Lourenço Marques cerca de 1890 
Seria então a escola da FOTO 5 a escola municipal como diz a legenda ou seria a primeira escola paroquial e de que não aparecia a foto no DT de 1939? Quanto aos edifícios em si é dificil compará-los / distingui-los. 
Em geral fica-me a dúvida sobre o que seria ensinado nestas escolas paroquiais católicas de LM, se sómente ensino religioso mas que incluiria alfabetização e seria diário (ao contrário duma moderna catequese em que os alunos são já alfabetizados, acontece ao fim de semana e por 1 ou 2 horas) ou se incluia outros saberes por exemplo a aritmética e as ciências como numa escola primária. E a dúvida parece pertinente pois como diz este artigo sobre as sunday schools o seu conceito evoluiu com o tempo à medida que o ensino público se foi generalizando e o papel das igrejas cristãs nessa área se foi reduzindo. 
Ver mais escolas católicas ao princípio daqui.

Comentários