Estes são exemplos das inúmeras escolas projectadas pelas Obras Públicas de Moçambique nos anos 60 e 70 com construção rápida e económica e adaptadas ao clima, sob a direcção do arquitecto Fernando Mesquita.
A primeira é a escola primária da Matola, na altura grande vila depois cidade suburbana de Lourenço Marques, actual Maputo, onde entrei para a primeira classe e andei um ano. Recordo um lugar agradável e posso ver agora que era de construção recente e que o seu desenho era extremamente simples e puramente funcional.
Em 2011 como se pode ver nas fotos em baixo da escola restavam as paredes e o telhado. Não faço ideia se estava em uso ou não mas parece ter sido recuperada entretanto, pelo que se vê no Google Earth.O volume mais longo saliente do resto é o das salas de aula. |
Entrada, gabinete do director e secretaria à esquerda mais recuados |
Salas de aula vistas de frente. |
Grande terreno livre para a direita da escola |
Mesmo programa por exemplo da pioneira Joaquim de Araújo, sempre variantes do projecto tipo das Obras Públicas/ Arq. Mesquita |
Escola Secundária da Matola |
Antiga Escola Industrial e Comercial, actual Escola Secundária da Matola. Planta e foto Google Earth |
Na Matola foi também construida em 1970 a ESCOLA PREPARATÓRIA projectada pela arquitecta Rute Bota, uma das colaboradoras de Mesquita como em baixo o HPIP refere, mas não sei em que local exacto.
HPIP sobre o desenho destas escolas: De acordo com a política escolar definida e uma planificação prévia de cobertura escolar, foi no seio da Secção de Estudos e Projectos dos Serviços de Obras Públicas de Lourenço Marques que, a meio dos anos 50, Fernando Mesquita (1916, Vila Real - 1990s) começou a desenvolver, com Rute Bota (1932, Loulé) e Cardoso Alves, os primeiros projectos de escolas primárias que rapidamente assumiriam proporções desmedidas, quer em termos de aplicação territorial, quer na evolução conceptual, programática e arquitectónica de um programa escolar que não parou de se desenvolver até aos anos 70.
Assim, o programa de Fernando Mesquita divide-se em diferentes tipos que variam consoante o nível etário e o tipo de ensino a que se destinam, de acordo com uma clara evolução tipológica que elege a sala de aula como a unidade básica da sua organização espacial. O projecto-base deste programa é a “Escola com Uma Sala de Aula”, com origem em 1955. Esta, de planta sensivelmente quadrada – forma que julgavam sobrevalorizar as relações entre a classe – tem uma área aproximada de 50m2, organizados para uma classe de 36 alunos, destinada ao ensino em classe.
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