Fernanda Simões tem vindo a partilhar digitalmente na net as muitas fotos antigas da cidade de Lourenço Marques, actual Maputo na posse da sua família. O conhecimento e a memória da cidade e das suas gentes principalmente para as gerações futuras muito beneficiarão desse gesto altruísta. Menciono-o para agradecimento pessoal e como potencial motivador de acções similares para outras famílias de "retornados", antes que esse património cultural inexorávelmente se perca.
Actualmente as possibilidades de divulgação são imensas mas para as pequenas colecções (que fisicamente continuarão na posse dos proprietários) as mais imediatas serão a publicação nos sites/facebooks próprios ou através dos meios já mais estabelecidos e por isso mais abrangentes em termos de audiência potencial.
Actualmente as possibilidades de divulgação são imensas mas para as pequenas colecções (que fisicamente continuarão na posse dos proprietários) as mais imediatas serão a publicação nos sites/facebooks próprios ou através dos meios já mais estabelecidos e por isso mais abrangentes em termos de audiência potencial.
Algumas das fotos de Fernanda Simões foram já mostradas no HoM como por exemplo as inéditas do prédio do Scala em data próxima da sua construção. Outras têm sido inseridas em mensagens já publicadas e outras sê-lo-ão em breve.
Aqui vamos mostrar separadamente um primeiro grupo de fotos anteriores aos anos 60 que nos dão perspectivas adicionais e em alguns casos melhoradas do que as já conhecidas para alguns locais da Av. da República, actual 25 de Setembro na Baixa.
Prédio Avenida/Pott |
Prédio Santos Gil (Café Continental) |
Casa Coimbra agora demolido bem como os do lado, o no terreno do BNU e os barracões do Quental e do Universal |
Em cima à esquerda vê-se que se construía o prédio Santos Gil, por isso é foto do início dos anos 50.
Agora uma foto de 1939 pois trata-se do cortejo para Carmona.
Prédio do "beiral" |
Na foto de cima no prédio dos beirais vê-se a placa da Farmácia Nazaré e por cima a placa de A. CAGI, Sucessor (ver de lado e parcialmente aqui). Ao lado vemos uma de x Nally e Benamor.
A propósito da firma dos sucessores de A. CAGI de que se via o painel no prédio, a sua esposa segundo relato no LM Guardian via Pereira de Lima, no baile da Associação Comercial em 1907 em honra do principe real Luis Filipe sentou-se ao lado dele na mesa. E nas danças foi par do Ministro do Ultramar e antigo militar nas campanhas de Mousinho Aires de Ornelas. Abraham Cagi era um dos directores da Associação em 1907. Era membro activo da comunidade judaica e foi sepultado em 1927 no cemitério hebraico na actual Av. Maguiguana (ver aqui).
Duas lembranças dos Cagi em Moçambique que estão ou estiveram à venda no site delcampe.net. Embora os nomes pareçam diferentes (H. e A. que seria Abraham) a caixa postal era a número 154 nos dois casos.
à esquerda: envelope enviado para H. Cagi em 1900 à direita: endereço impresso em envelope de A.Cagi Sucessor |
Agora a foto mais para ocidente = poente desta série:
Vista da Av. da República com a Ponta Vermelha ao fundo |
Do lado esquerdo o kiosk Olimpia no quarteirão do Mercado, ao fundo de perfil a Casa Coimbra e o Santos Gil da segunda foto talvez em construção, o que a confirmar-se dataria esta foto também para o início dos anos 50.
Comentários